Você utiliza seu talento? Vida Sim

Muitos acreditam que o talento é uma espécie de potencial concedida a poucas pessoas. Geralmente se cultiva a ideia de que talento se refere a facilidades em âmbito artístico, surreal, ou então algo como um dom especial. Mas na verdade o talento pode ser considerado aquilo que você realiza com prazer e paixão.

Podemos entender o talento como uma mistura de sentimentos, pensamentos e comportamentos naturais que constituem o indivíduo e que, de alguma maneira, podem ser desenvolvidos de forma produtiva. Consequentemente, por ser algo que você ama e se dedica, a realização da tarefa torna-se mais fácil e satisfatória.

Mas em meio à vida corrida dos dias atuais, infelizmente muitos se esquecem de desenvolver suas capacidades. Você já parou para pensar quais são os seus talentos? Você os conhece? Caso os conheça, os tem utilizado no seu cotidiano? Tem se beneficiado deles ou beneficiado outras pessoas? Está vivendo a sua vida com foco nas suas potencialidades?

Se você respondeu não pra maioria das perguntas, não se preocupe. Em virtude da agitação e da correria, acabou sendo normal esquecermos ou não darmos a devida atenção a assuntos como este.

Mas lembre-se: é importante mudar essa realidade! Todos possuem algum talento e fazer uso deles muda não só a sua vida, como das pessoas a sua volta e, o que não impossível, até mesmo do mundo todo!

Você consegue imaginar o que seria do nosso mundo se pessoas como Albert Einsten, Leonardo da Vinci, Nelson Mandela, Mahatma Ghandi, entre muitos outros, não tivessem desenvolvido seus talentos?


Percebendo um talento

Identificar os talentos pode parecer uma tarefa simples a princípio. E para alguns realmente é. Mas nem todos têm a mesma sorte. Por isso, ajudaremos disponibilizando alguns questionamentos que podem servir de guias para todo o processo.


Já sei meu talento! O que vem a seguir?

Uma vez identificado, deve-se buscar maneiras de incorporá-los ao seu cotidiano, às suas atividades do dia-a-dia. Tentar novas atitudes e mudar são experiências de vida de extrema riqueza e seu resultado pode trazer inúmeros benefícios.

Uma boa dica para aumentar as chances de se atingir o êxito é buscar relacioná-lo com suas áreas de interesse e competências atuais. Desse modo, você poderá aplicá-los como um projeto de carreira e de vida.


Talento ou aptidão?

Não é incomum pessoas confundirem talento com aptidão. Uma forma simples de se diferenciar é lembrar que aptidão se refere a estar apto, ou seja, é algo como pilotar um helicóptero: envolve uma soma de fatores, dentre eles, o conhecimento, habilidades, experiências e os próprios talentos.

O importante é entender que nossos potenciais podem ser adquiridos e usufruídos de maneira que se atinja a excelência, para isso é importante ficar atento a algumas questões.


Desenvolva uma visão clara dos seus objetivos

Procure atentar-se a uma visão mais clara dos objetivos que você almeja. Tente reconhecer e atribuir valor às suas contribuições. Considere os conhecimentos, as habilidades, e as experiências necessárias para estabelecer um plano bom e coeso.

E não se esqueça de definir com quem e como você se relaciona com o próximo no intuito de alcançar bons resultados. Além disso, você pode seguir 3 passos simples, eles podem ajudar você a descobrir e se aproximar, a exercitar e a ampliar da melhor forma os seus talentos.


1º Passo: Descobrindo seus talentos

Pense em você e na sua vida, e responda as perguntas a seguir:

-Qual atividade você mais gosta de realizar em seu tempo livre?
-Dentre as coisas que você realiza em sua vida, quais são aquelas que você faz de forma natural e sem grande esforço?
-Quais são os pontos mais fortes da sua personalidade?
-O que você poderia ensinar às demais pessoas, porque você faz muito bem?


2º Passo: Exercite seus talentos

Depois de identificado seu talento, ou caso tenha mais de um, é hora de exercitá-los e mantê-los fortes e ativos. O ideal é que eles sejam introduzidos gradualmente no seu cotidiano e nas diversas áreas da sua vida.

Essa experiência pode ser regada a uma dose maior de motivação, afinal você está realizando aquilo que gosta e que de certa forma lhe oferece prazer. Estabeleça um plano de ação, e para a sua realização, utilize toda a sua criatividade. Procure abrir sua mente e também a sua vida a novas oportunidades. Anote, guarde, risque. Escolha a melhor maneira, e se organize, registre seus obstáculos, os avanços, os desafios e os resultados obtidos.


3º Passo: Amplie seus talentos

Procure sempre ir além. Quando atingir um objetivo, não pare, procure um novo.

Reunir-se com outras pessoas com o intuito de explorarem de maneira conjunta seus talentos é uma excelente iniciativa. Você também pode utilizar seus talentos para modificar seus pontos a melhorar, através da criação de tarefas que direcionem um talento para solucionar um problema da atualidade.

Se você possui mais que um, reúna-os e introduza-os em seu cotidiano de forma criativa. De maneira gradual todos esses passos se tornarão naturais e serão da melhor maneira implantados no seu dia a dia.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas