Você sabe o que é cinofilia? Vida Sim

Cinofilia é o termo que define literalmente os admiradores de cães (do grego cino = cão e filia = amigo­). A esse termo estão relacionados os criadores e estudiosos das diversas raças, que criam segundo padrões rígidos estabelecidos por instituições de alcance mundial.

Esses criadores são associados a instituições locais filiadas a tais instituições internacionais e somente assim podem receber o tão conhecido “pedigree” que nada mais é que o atestado de procedência de um animal. Tais instituições promovem periodicamente exposições de cães onde os proprietários e criadores levam seus animais para serem avaliados por juízes.

Esse é o mundo ideal, mas vivemos no Brasil e nem sempre tudo sai como deveria… mas isso é assunto para outra hora. Vamos falar de como tudo é montado e como as regras de criação funcionam pois para isso é que a Cinofilia serve: manter os criadores na linha!

Primeiro vamos esclarecer dúvidas sobre tamanho. Na cinofilia não existe pequeno, médio e grande na altura. Os cães são classificados por PESO. Os pequenos pesam até 10kg (já existe uma classificação não­oficial para micros com menos de 5kg), os médios pesam de 10 a 25kg, os grandes pesam de 25 a 45kg e os gigantes de 45 a 90kg. Não se impressione se seu cão de raça média pesar mais de 25kg, com certeza ele estará gordo!

Agora vamos falar de Grupos. As raças caninas são divididas em 10 grupos segundo os padrões da Federação Cinológica Internacional (FCI) que é quem rege a cinofilia no Brasil. Outras instituições apresentam outras classificações, mas aqui seguimos a FCI que define esses grupos pela função do cão. A seguir apresento essa classificação:

1º Grupo:
Cães de Pastoreio e Boiadeiros (com exceção do Boiadeiro Suíço). p. ex. Pastor Alemão, Old English Sheepdog, Teruvian, Puli, Pumi, Welsh Corgi Cardigan e Pembroke.

Old English Sheepdog Você sabe o que é cinofilia? Vida Sim

2º Grupo:
Cães do tipo Pinscher e Schnauzer, Molossóides e Boiadeiros Suíços. Mais conhecido como grupo dos cães de guarda nele estão o Doberman, o Pinscher, os Schnauzers, o Boxer, o Dogue Alemão, o nosso Fila, o Rottweilwer, o São Bernardo, o Terra Nova.

Schnauzer Você sabe o que é cinofilia? Vida Sim

3º Grupo (para mim o mais lindo!!!):
Os Terriers divididos em Terriers de grande e médio porte (Airdale, Fox Terrier, Lakeland, Welsh e nosso Terrier Brasileiro, vulgo Paulistinha), Terriers de pequeno porte (Cairn, Skye,Scottish), Terriers de tipo Bull (American, Bull e Staffordshire), Terriers de companhia (Silky, Yorkshire).

Terrier Você sabe o que é cinofilia? Vida Sim

4º Grupo:
Os Dachshunds, também conhecidos como Teckels. São os conhecidos Basset e aparecem em três tamanhos (standard, anão e miniatura) e três tipos diferentes de pelagem (pelo curto, longo e duro).

Dachshund Você sabe o que é cinofilia? Vida Sim

5º Grupo:
Cães tipo Spitz e Cães Primitivos: Cães de Trenó (Husky, Malamute do Alaska), cães nórdicos de caça (Elkound, Spitz Finlandês),cães nórdicos de guarde e pastoreio (Buhund Norueguês, Cão Sueco da Lapônia), Spitz Europeus (Spitz Alemão (o Lulu da Pomerânia),Spitz Asiáticos e Assemelhados (Akita Inu, Chow Chow, Shiba), Cão de Tipo Primitivo (Basenji, Cão de Canaã, Pelado Mexicano e Peruano),Cães de tipo Primitivo de Caça (Pondengo Português) e Cães de tipo Primitivo de Caça de Crista Dorsal (Cão Tailandês de Crista Dorsal).

Husky Você sabe o que é cinofilia? Vida Sim

6º Grupo:
Sabujos e cães de pista de sangue e assemelhados (Basset Hound, Braco Alemão, Foxhound, Harrier, Rodesian).

Basset Hound Você sabe o que é cinofilia? Vida Sim

7º Grupo:
Cães de aponte continentais e das Ilhas Britânicas (todos os Setters, Weimaraner).

Weimaraner Você sabe o que é cinofilia? Vida Sim

8º Grupo:
Cães Recolhedores de Caça (Retrivers como Golden e Labrador), Levantadores de Caça (como os Cockers e os Spring Spaniels) e Cães d’Água (Cão D’Água Português, Irlandês e o Barret).

Cocker Você sabe o que é cinofilia? Vida Sim

9º Grupo:
Cães de Companhia como­ Bichons e raças semelhantes (Bichon Frisé, Coton de Tulear), os Poodles (sem comentários), cães Belgas de pequeno porte (Griffon Belga, Grifon de Bruxelas), cães pelados (Chinese Crest), Cães do Tibet (Lhasa Apso, Shih Tzu), os Chihuauhuas (sem comentários), Spenels Ingleses de companhia (Casvalier King Charles), Spenels Japoneses e Pequinês, Spenel Anão Continental, o Kromforhländer e os molossos de pequeno porte (Bulldog Francês, Boston Terrier).

Lhasa Apso Você sabe o que é cinofilia? Vida Sim

10º Grupo:
os Lebréis e raças assemelhadas (são os cães de corrida e caça como o Borzói, o Saluki, os Galgos, o Greyhound, o Whippet, o Pequeno Galgo Italiano).

Galgo Você sabe o que é cinofilia? Vida Sim

Como você pode ver, dentro desses 10 Grupos são distribuídas mais de 377 raças diferentes de cães, muitas delas jamais vamos ver aqui no Brasil mas é uma forma de ajudar você a escolher seu pet e essa escolha é fundamental. O cão tem que “combinar” com você e com seu estilo de vida… Tem que caber na sua casa e principalmente em seu orçamento!


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas