Você sabe a diferença entre o presunto ou apresuntado? Vida Sim

Quem não gosta de um pão francês bem fresquinho, com queijo e presunto, principalmente no lanche da tarde?
A questão é: você prefere o presunto ou apresuntado? Você sabe qual é a diferença entre eles?

“O presunto é feito apenas de pernil, uma parte nobre e menos gordurosa do porco. O apresuntado e fabricado a partir de outras partes do porco que possuem mais gordura e, além disso, o amigo é acrescentado à receita para dar volume.
Por esta razão o apresuntado possui um valor mais baixo e apresenta maiores níveis de gordura”, explica a nutricionista Rita Kwak.

Outro ponto que merece destaque é a presença de glúten no apresuntado. É comum pessoas alérgicas ao glútem apresentarem reações alérgias ao comer o apresuntado e não saberem o motivo. A explicação é o amido, acrescentado pelos fabricantes, durante o preparo do apresuntado, destaca a nutricionista.

Tanto o presunto quanto o apresuntado contêm um nível considerável de conservantes e corantes, substâncias que podem desencadear reações alérgicas e complicações gástricas, segundo a nutricionista.

Além disso, há nitritos e nitratos na composição de ambos, substâncias que provocam alterações celulares que podem desencadear algumas variações de câncer.

A opção que não carrega conservantes ou aditivos químicos em seu preparo é o presunto de parma, o legítimo. Entretanto, nutricionistas alertam que mesmo assim, não é uma opção tão saudável. “Além de ser defumado, o sódio é utilizado em sua conservação. Além disso, possui muita gordura e apresenta mais calorias que o presunto e o apresuntado”, afirma a nutricionista.

Estudos realizados por pesquisadores da Unicamp revelaram que o presunto de parma possui um pigmento que pode ser benéfico para a saúde. Chama-se zinco-porfirina e é um elemento que favorece o desenvolvimento de maior resistência do sistema imunológico.

Quais as melhores opções?

O presunto é uma opção deliciosa para os lanches, mas nutricionistas recomendam que ele seja substituído por opções mais saudáveis.

Sem dúvida, a melhor opção de todas é o peito de peru light, que além de ser feito com uma parte da ave que tem pouca gordura, é light por ter menos sódio. Por essas razões, não chega a fazer tão mal quanto os outros embutidos, explica Rita.

Outra boa alternativa é o blanquet de frango, não tão boa quanto o peru, já que possui outras carnes além do peito da ave.


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