Truques para espantar a preguiça Vida Sim

Provavelmente já deve ter acontecido com você de, durante a semana acumular um monte de coisas para fazer no sábado e domingo e, quando o final de semana finalmente chega, você não tem energia para fazer nada, não é? E logo depois, na segunda-feira, quando a rotina recomeça, o sentimento de culpa por não ter feito nada aparece. Essa é a tão conhecida preguiça. Mas existem algumas dicas para acabar com ela, ou pelo menos mantê-la sob controle.

A primeira dica é estabelecer períodos regulares de sono, que nos permitam descansar a mente e o corpo de maneira correta, pois não dormir o suficiente só faz com que nos sintamos constantemente cansados. Mas caso você seja preguiçoso por natureza, que tal acabar com algumas tentações do ambiente? Poltronas, redes, sofás superconfortáveis e televisores ligados são exemplos de objetos que atrapalham a nossa produtividade. Não que você deva se esquecer de todos estes, mas sim eliminar algumas coisas para diminuir a atratividade dos momentos de relaxamento.

Você também pode elaborar um sistema pessoal de bonificação, no qual se dá alguma recompensa por cada atividade programada que você conseguir realizar, como um jantar em um bom restaurante ou uma roupa nova. Isso o tornará mais motivado para se livrar das pendências acumuladas.

Outra dica é ficar atento ao comportamento das pessoas que nos rodeiam. Geralmente o comportamento dos nossos familiares e colegas influencia os nossos, mas é possível contornar a situação e acabar de vez com esse ciclo, tornando todos mais ativos. Seus colegas não gostam de fazer nada durante os intervalos? Invente alguma atividade. Seus familiares gostam de deitar no sofá após o jantar? Pense em algo produtivo para fazer, como praticar algum tipo de exercício.

E por falar em exercício físico, adotar uma rotina de exercícios, além de fazer bem para a saúde, também aumenta nossos níveis de energia, acelera o metabolismo, e faz com que o nosso cérebro libere substâncias químicas que funcionam como um verdadeiro expulsa-preguiça. Não custa tentar, você não acha?


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas