Saiba como escolher a panela certa para cada tipo de alimento Vida Sim

Escolher uma panela parece uma tarefa bastante simples. Uma frigideira para ovos, uma outra panela para cozinhar massas e voilà! Mas existem grandes diferenças de qualidade, preço e necessidade para cada uma delas.

O sucesso (ou fracasso) das suas receitas está intimamente ligado com as “ferramentas” (no caso, as panelas) que você usa. Como elas influenciam diretamente no sabor da comida, usar a panela errada pode estragar o resultado final da sua receita. Existem modelos os modelos baratos, médios e até exorbitantes.

Lembre-se que o preço, em alguns casos, proporciona uma melhor qualidade no produto, e para quem ama cozinhar, investir numa panela mais cara é uma boa opção. Panelas de qualidade, quando bem cuidadas, podem durar quase uma vida toda. Conheça algumas delas:


Sauteuse: Serve para panquecas, legumes, ovos, crepes e alimentos delicados, caramelizar, refogar e dourar.


Sautoir: Serve para chapear (grelhar) bifes de carne vermelha, frangos, carne de porco, e também para frituras. Se você costuma cozinhar usando óleo, ela ajuda para que fritura não respingue para fora e para os lados. Além disso, é mais fácil reduzir líquidos para fazer molhos.


Caçarola: Grande, funda e com alças laterais, é uma das favoritas dos chefs de cozinha. Serve para arroz, ensopados, guizados, cozidos e geleias.


Chapas: Ideal para quem precisa grelhar carnes. Geralmente, os modelos vem com ranhuras que permitem escoar a gordura dos bifes, filés de frango entre outros.


Panela de pressão: Feita para alimentos que precisam ser cozidos em vapor, por causa do seu sistema de vedação, permite que os ingredientes sejam cozidos muito mais rapidamente. No Brasil, o que mais costumamos preparar nessa panela é o nosso amado feijão, mas também serve para grãos e carnes um pouco mais duras, batatas e abóboras.


Wok: De formato redondo, e laterais altas, essa panela é bastante usada para o preparo de comidas orientais, como yakissoba e também pratos tailandeses. Destinada a alimentos cozidos em vapor, carnes, frangos, gratinados e assados.


Caldeirão: Em sua maioria, são produzidas em alumínio, normalmente com duas alças laterais e mais funda que a caçarola. Indicada para o preparo de fundos e cozimento de massas, feijoadas e ensopados.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas