Saiba como deixar suas unhas sempre bonitas Vida Sim

Estar sempre com as unhas fortes e bonitas é um desejo de quase toda mulher. Mas para alcançar esse resultado, cuidar da saúde delas é de extrema importância. Assim como o cabelo, a pele, e o corpo, elas necessitam de cuidados específicos para que se mantenham saudáveis.

Uma alimentação balanceada, juntamente com outros hábitos bem simples, como por exemplo, hidratação, higienização, a troca de acetona por removedores de esmalte, dentre outros, podem ser facilmente introduzidos na hora de cuidar das unhas, e assim, contribuir pra que elas encontrem-se sempre sadias e com boa aparência.

A seguir separamos algumas dicas para alcançar esses resultados:

1 – Hidrate suas unhas:

Depois de lavar as mãos, utilize sempre um creme para hidratá-las. Além de ajudar a pele a não ficar ressecada, ainda contribui para deixar as unhas umidificadas. Desse modo, elas crescem de maneira mais saudável e forte.

A dica também se aplica à estação do verão. Nessa época, a hidratação ajudará a prevenir contra os danos do sol e do cloro proveniente das piscinas.

No mercado ainda existem produtos umectantes, os quais cumprem essa função, e ajudam a fortalecer as unhas.


2 – Respeite o formato original das suas unhas:

É importante respeitar o formato original das unhas na hora de lixá-las. Aquelas que possuem um formato mais arredondado, não devem ser lixadas de forma quadrada, uma vez que o ato aumenta as chances de quebra e afetam o crescimento.

Caso sua unha seja quebradiça, procure manter as laterais mais arredondadas, dessa maneira, você evita que elas se enrosquem em algum lugar e se quebrem.


3 – Cuidado ao lixar a parte de cima das unhas:

Para essa região, o ideal é utilizar aquelas lixas mais esponjosas, e de formato quadrado.

Essa área é bem delicada, e por isso, requer maiores cuidados e atenção. O movimento deve consistir de leveza e delicadeza, uma vez que queremos apenas retirar pequenas descamações e ondulações.


4 – Tenha seu próprio kit de manicure:

Procure montar um kit com um material que será utilizado apenas por você. Inclua lixas, alicates, espátulas, esmaltes, etc. Essa medida garante higiene e assegura a saúde das unhas.

Tal atitude pode evitar a transmissão de doenças sérias como a hepatite além de outras infecções. Se em determinada ocasião você se esquecer do seu kit, opte sempre por salões que utilizem produtos descartáveis ou então esterilizados.


5 – Cuide da alimentação:

Uma alimentação equilibrada reflete diretamente no aspecto das unhas. Diversos alimentos contribuem para a saúde dessas, e ajudam a mantê-las fortes e saudáveis.

São eles alimentos ricos em cálcio e ferro como, por exemplo, peixes, carnes, espinafre, iogurte, entre outros.

Vitaminas do complexo B, em especial a B7, facilmente são encontrada em nozes. Vitamina A, presente em frutas e vegetais, e zinco, o qual pode ser consumido por nós através de frutos do mar, linhaça, gergelim e carnes.

Mantenha a dieta sempre em ordem, pois a má alimentação contribui para que as unhas fiquem quebradiças, fracas, e tenham seu crescimento afetado.


6 – Utilize óleos para hidratação:

Além dos cremes umectantes já citados, uma das melhores maneiras de se hidratar as unhas, é fazendo uso de óleos. As melhores opções são os minerais ou então, de amêndoas.


7 – Evite o contato em excesso com a água:

Tudo em excesso faz mal, assim como o contato exagerado da água com as unhas, que pode prejudicá-las.

Deixá-las em contato muito tempo com a água pode contribuir para que elas se enfraqueçam. Procure evitar uma constante exposição, e seque-as muito bem depois de molhá-las.


8 – Não se esqueça de secar bem as unhas:

Quando deixamos as unhas molhadas por um longo período, elas ficam suscetíveis a contrair doenças uma vez que o ambiente fica mais favorável à proliferação de fungos e bactérias.

Após o contato com a água, seque-as muito bem.


9 – Faça um intervalo entre as esmaltadas:

O procedimento de pintar as unhas acaba agredindo-as. O ideal é que após a remoção do esmalte, você espere cerca de doze horas para só então aplicá-lo novamente.


10 – Sempre verifique a data de validade do esmalte:

Qualquer produto fora do prazo de validade não deve ser utilizado, e essa regra se aplica também aos esmaltes.

Mesmo que o aspecto esteja normal, não o utilize, pois a saúde das suas unhas pode ser prejudicada.

Sempre que for comprar o produto, preste atenção na data de validade exposta no rótulo.


11-Acetona não! Prefira os removedores de esmalte:

A acetona age de maneira agressiva quando entra em contato com as unhas, e acaba as deixando ressecadas, opacas, e quebradiças.

Na hora de remover o esmalte, a melhor opção são os removedores de esmalte. Mas lembre-se, procure aqueles que não são produzidos à base de acetona, para assim, promover uma maior hidratação da unha.


12 – Evite o contato com produtos de limpeza:

Sempre que for limpar, o ideal é utilizar luvas e sapatos fechados, para assim, evitar o contato direto com esses produtos.

Eles possuem em sua composição o cloro, substância que prejudica tanto as unhas quanto as cutículas.


13 – Evite puxar a pele da cutícula:

Muitas pessoas possuem o hábito de arrancar pedacinho de pele sobre a cutícula, ou até mesmo descamações que se formam sobre as unhas.

O ato de retirá-los agride a saúde tanto das cutículas como das próprias unhas.


14 – Prefira não retirar a cutícula:

As cutículas estão ali por uma causa, e não simplesmente para serem retiradas. Elas têm como função proteger nossas unhas de possíveis infecções causadas por bactérias e fungos.

O ideal é nãos retirá-las. Com isso a tendência é que elas nasçam cada vez mais finas.


15 – Evite o uso de luvas de látex:

As luvas com látex agridem as unhas, assim como os produtos de limpeza.

Isso também vale para aquelas luvas que possuem uma espécie de pó em sua parte interna. Sempre que utilizá-las, lave e seque muito bem as mãos.


16 – Mantenha suas unhas limpas:

A higienização é essencial para a saúde das unhas. Mas ela não se aplica apenas à parte superior das unhas, mas também embaixo delas.

Essa área deve ser limpa constantemente. A melhor maneira de realizar esse procedimento é utilizando uma escova específica para unhas, com cerdas macias.


17 – Cuidado na hora de cortar os cantos das unhas:

Quando os cantos das unhas são cortados de maneira incorreta ou então além do necessário, tanto o encravamento, como o crescimento de maneira desigual, podem ocorrer.

A melhor maneira de cortá-los é deixando os cantos retos, a dica vale também para as unhas dos pés.


18 – Use produtos hipoalergênicos:

Muitas pessoas são alérgicas aos produtos de beleza, o que geralmente causa coceira e outras reações alérgicas na pele.

Mas atualmente o mercado oferece diversas opções para aquelas mulheres com algum tipo de alergia, mas que mesmo assim, queiram manter suas unhas bonitas e saudáveis.

Elas devem optar então, por produtos conhecidos como hipoalergênicos.


Outras dicas importantes:

- Durante a semana, procure lixar suas unhas pelo menos uma vez. Dessa maneira, elas ficarão mais fortes e resistentes às possíveis quebras que venham a ocorrer.


- Uma dica para que o esmalte dure por mais tempo é mergulhar as mãos em um recipiente com vinagre branco antes de pintá-las.


- Preste atenção no esmalte que você irá utilizar. Opte por aqueles que são produzidos à base de produtos naturais, ou então, sem solventes.


- As bases fortificantes e os produtos extra brilho não são apenas mais um complemento na hora de fazer as unhas. Muitos possuem vitaminas em sua composição, as quais são fundamentais para a saúde e para a beleza das unhas.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas