Fatos extraordinários sobre o sonho Vida Sim

Sonhos são misteriosos e incompreensíveis. O cérebro humano é responsável por muitas criações complexas, assim como os sonhos – que tem o poder de juntar diversas imagens do nosso dia-a-dia com outras totalmente desconexas. Podemos sonhar com nossos amigos, nossos pais, pessoas que faleceram e outras que ainda nem nasceram. Podemos morrer num sonho, ou ter a sensação de que estamos correndo.

Conheça fatos incríveis sobre os nossos sonhos:

1Você não pode ler durante o sonho, ou olhar um horário

Se você não tem certeza se você está sonhando ou não, tente ler alguma coisa. A grande maioria das pessoas são incapazes de ler em seus sonhos. O mesmo vale para relógios: cada vez que você olhar para um relógio, ele vai te mostrar um horário diferente e os ponteiros do relógio não estarão se movendo conforme relatado por sonhadores lúcidos.


2Quando você sonha, seu corpo está paralisado

Nos primeiros 90 minutos de sono, você passa por estágios de aprofundamento que variam do sono leve ao sono profundo. Em seguida, você entra em uma fase chamada de sono REM, ou Rapid Eye Movement (“movimento rápido dos olhos”). Durante o sono REM, o resto do seu corpo fica paralisado. A liberação de certos neurotransmissores são desligados e seus grandes músculos não se movem.


3Pessoas cegas também sonham

Pessoas que se tornaram cegas após o nascimento podem ver imagens em seus sonhos. Os que nasceram cegos não veem quaisquer imagens, mas também têm sonhos vívidos envolvendo seus outros sentidos: audição, olfato, tato e emoção.


4Já vimos todas as pessoas que aparecem nos nossos sonhos

Nossa mente não está inventando rostos – em nossos sonhos, vemos rostos reais de pessoas reais que já vimos em algum momento durante a nossa vida, mas podemos não saber ou lembrar. Todos nós já vimos centenas de milhares de rostos ao longo de nossas vidas, por isso temos uma infinidade de personagens para o nosso cérebro utilizar durante nossos sonhos.


5Você sonha todas as noites

Muitas pessoas afirmam que eles não sonham todas as noites, mas isso não é verdade: todos nós sonhamos, mas até 60% das pessoas não se lembram dos seus sonhos completamente.


6Os sonhos tendem a ser negativos

Surpreendentemente, os sonhos são mais frequentemente negativos do que positivos. As três emoções mais amplamente relatadas sentidas durante o sonho são raiva, tristeza e medo.


7Nem todas as pessoas veem cores em seus sonhos

Por mais estranho que possa parecer, 12% das pessoas sonham somente em preto e branco.


8Você pode ter de 4 a 7 sonhos em uma noite

Em média, temos de 4 a 7 por sonhos por noite, e você consegue sonhar o quanto quiser numa média de uma ou duas horas por noite.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas