É possível congelar alimentos sem perder os nutrientes? Vida Sim

Muitas vezes é inevitável, algum item vai precisar ser congelado. Descubra os mitos e verdades sobre congelar alimentos.

O que eu perco congelando alimentos?

Você perde um pouco do sabor do alimento quando ele é congelado, mas por outro lado, congelar pode ser uma boa forma de preservar o valor nutricional de muitos alimentos. A qualidade inicial dos alimentos e o período de tempo entre a colheita e o congelamento são fatores importantes.

Contanto que o alimento tenha sido cultivado em alta qualidade (por exemplo, cultivados organicamente) e tenha sido relativamente fresco, no momento da congelação, a retenção total de nutrientes em alimentos congelados podem ser muito alta.

Em outras palavras, muitas das vitaminas e minerais irão continuar sendo bem mantidos.


É seguro congelar os sem perder nutrientes?

Alguns dos fitonutrientes encontrados nos alimentos podem também manter-se razoavelmente bem preservados. Por exemplo, temos visto uma pesquisa mostrando que os flavonóides antocianina são bem preservados durante o congelamento.

Mesmo que eles sejam bastante delicados, um estudo recente descobriu nenhuma redução significativa nos níveis de antocianinas em mirtilos após três meses de congelamento.

Uma das principais preocupações de perda de nutrientes associados com congelamento parece estar relacionado com o processo de branqueamento que muitas vezes ocorre antes do congelamento.

Cerca de 25% da vitamina C, e uma percentagem mais elevada de folato são perdidas durante o processo de branqueamento, que ocorre antes do congelamento dos alimentos. Cerca de 10% de tiamina (vitamina B1) também são perdidos durante o branqueamento. É importante lembrar que esses percentuais de perda de nutrientes são diferentes para cada tipo de alimento.

No entanto, como dito anteriormente, a perda por congelamento de vitaminas solúveis em água nunca chegam perto de superar a quantidade de vitaminas retidos.

Ou seja, frutas congeladas, vegetais, carnes e peixes podem não ter o mesmo gosto em comparação à quando estão frescos, mas a diferença entre nutritiva das vitaminas se mantém.


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