Dicas para limpar e manter as folhas da salada frescas Vida Sim

Um grande desafio para quem compra alface é manter o frescor das folhas até a hora de come-las. Comer todos os alimentos em poucos dias parece uma opção saudável, mas um pouco inviável, não é mesmo? Mas o que fazer para manter as folhas frescas por mais tempo? Separamos algumas dicas para conservar as folhas frescas por muito mais tempo, e as dicas também poderão ser usadas com o espinafre, agrião, hortelã e muitos outros tipos de folhas.

Higiene das folhas

Separe as folhas, elimine as que estiverem murchas e amassadas. Mergulhe as folhas em um recipiente grande com água e hipoclorito de sódio* (ou produto específico para a higienização de itens de hortifruti). Utilize uma colher de sopa de hipoclorito de sódio (a 2,5%) para cada litro de água, ou consulte a recomendação de uso na embalagem, no caso do produto específico para limpeza de saladas. Deixe as folhas de molho por 30 minutos e lave-as em água corrente após o período.

*A água sanitária é uma solução de hipoclorito de sódio e água. Confira na embalagem se o produto pode ser utilizado em alimentos. Atenção: O vinagre não é suficiente para eliminar todos os micro-organismos presentes nos alimentos.

Armazenamento

Após limpas e desinfetadas, seque as folhas com um secador de saladas ou com um pano de prato limpo. Escolha um pote adequado para o armazenamento e com tampa, e forre-o com papel-toalha. Acomode as folhas em camadas e cubra totalmente com o papel toalha. Faça mais camadas e novamente cobra com papel toalha (o ideal é que as camadas sejam finas, para que as folhas tenham maior contato com o papel). É importante sempre finalizar com uma camada de papel para que a tampa do pote não encoste diretamente nas folhas. Mantenha o pote fechado e guarde-o na parte de baixo da geladeira.

Você pode usar um pote maior e fazer uma camada com cada tipo de folha, como rúcula, alface-lisa, alface-roxa, alface americana, etc. Na hora de utilizar as folhas, retire um pouco de cada camada. Assim, as folhas irão durar muito mais.

Seguindo estas dicas você terá sempre folhas frescas, limpas e prontas para o consumo.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas