Dicas para evitar o desperdício de alimentos Vida Sim

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), é desperdiçado no mundo a quantidade assustadora de quase 1,5 bilhões de toneladas de alimentos a cada ano, o que resulta na perda de cerca de 750 bilhões de dólares.

Além dos danos econômicos que o desperdício desenfreado causa, há um impacto gigantesco na vida de pessoas que estão em condição de fome em torno de todo o globo. De acordo com relatório da mesma Organização feito no período de 2012 a 2014, cerca de 805 milhões de pessoas passam fome no mundo, o equivalente a 1 de cada 9 seres humanos.

As toneladas e toneladas de comida que vão para o lixo sem serem consumidas é uma junção da falta de orientação e conscientização da população, que resultam em um comportamento errôneo que é reproduzido e perpetuado ao longo das gerações. As pessoas não sabem planejar o que vão comprar e, por este motivo, acabam comprando em quantidades exageradas produtos que elas não irão consumir, o que gera o descarte dos mesmos posteriormente.

Listamos uma série de dicas do que você pode fazer para comprar melhor no supermercado e evitar o desperdício de alimentos:

Planejamento:

Tenha em mente o que você irá consumir durante a semana e planeje um cardápio. Tenha cautela na compra de produtos como frutas e verduras, pois geralmente são os que tem menor duração e que acabam indo mais para o lixo.


Desapegue da aparência dos alimentos:

Muitos alimentos perfeitamente consumíveis são descartados todo dia por conta de sua aparência. Lembre-se que nem sempre um alimento de aparência muito agradável é sempre o melhor, normalmente estes levam grandes quantidades de agrotóxicos.


Aprenda a reaproveitar:

Tenha consciência e reaproveite os restos de alimento. Há uma série de outras receitas gostosas que podem ser feitas através da sobra do dia anterior e até mesmo de frutas consideradas “passadas”, como geleias e recheios de bolo.


Congele:

Alimentos congelados têm maior duração. Portanto se você sabe que não consumirá os produtos a tempo de não estragarem, congele-os para consumi-los em uma outra oportunidade.


Peça porções menores quando comer fora de casa:

As sobras dos pratos nos restaurantes são descartadas, por isso opte por porções menores, elas são mais leves para o bolso e evitam o desperdício de alimentos.



Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas