Como fazer boas compras no supermercado? Vida Sim

Ir ao supermercado não é somente colocar os produtos no carrinho e optar pelo mais barato. É necessário observar uma série de fatores para tomar a decisão de qual alimento levar para casa e consumir com sua família. Tomar tais decisões pode trazer uma vida mais saudável e impedir a ingestão de alimentos que possam vir a causar intoxicações alimentares.

É sempre importante evitar o consumo frequente de produtos industrializados, portanto, opte, sempre que possível, por produtos naturais. Uma alimentação natural é sempre mais rica em nutrientes e mais saudável. É importante também ficar atento ao prazo de validade e na qualidade dos alimentos, pois apesar de muito similares no preço e nas propriedades nutricionais, carregam diferenças que podem ser definitivas para quem busca uma alimentação mais saudável.

Separamos uma série de dicas para que o consumidor compre melhor e melhore a sua alimentação:

Alimentos prontos e enlatados:

São fáceis de preparar, rápidos e bastante práticos. Mas normalmente trazem poucos ou quase nenhum benefício à saúde. Normalmente, este tipo de alimento carrega altíssimas quantidades de sódio ou açúcar.

Os enlatados também não são a opção mais adequada, mas se mesmo assim optar por comprá-los, tenha atenção no estado da embalagem.


Validade e embalagem dos produtos:

Sempre cheque a validade e o estado de conservação das embalagens. Se possível, tenha consciência ambiental e opte por embalagens que não levem plástico.


Leia as propriedades nutricionais do que você está comprando:

Apenas lendo as propriedades nutricionais dos produtos você irá saber o que está consumindo.

Nos rótulos das embalagens, é possível saber uma série de informações sobre o produto e seu consumo adequado.


Dê preferência aos produtos integrais:

Na produção de alimentos integrais, normalmente conserva- se suas vitaminas, fibras, entre outros nutrientes bons para a saúde.


Deixe os alimentos que devem ser conservados na geladeira ou refrigerador por último:

Evite que estes alimentos fiquem tempo demais fora da geladeira e deixe para escolhê-los por último, assim você evita que os mesmos estraguem e causem possíveis problemas de saúde.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas