Como cultivar um jardim em casa Vida Sim

Ter um jardim em casa é um projeto de muitos. Mas para começar a pôr em prática um jardim, precisa-se de planejamento, paciência, disciplina e cuidado, mas não significa que o tão sonhado jardim se tornará um bicho de 7 cabeças. Com algumas dicas é possível começar o seu do zero. Já escolheu o espaço que será utilizado e decidiu quais espécies irá utilizar?

Primeiramente, defina o estilo do seu jardim; gosta de plantas ornamentais ou prefere uma horta com legumes e ervas? Flores nativas tem maior probabilidade de prosperar, mas lembre-se que para o crescimento saudável das suas espécies é necessário estudar o terreno que você tem para cultivá-las.

Algumas plantas precisam de luz intensa e direta (como boca-de-leão e a dália), outras de luz média (como begônia e maria-sem-vergonha), algumas de luz fraca e indireta (como a violeta africana e o antúrio), e outras espécies se desenvolvem nas sombras (samambaias e avencas). Também é necessário saber a diferença entre flores anuais e perenes. As anuais devem ser plantadas todos os anos, e geralmente florescem durante todo Verão. Já as perenes, não têm a necessidade de serem plantadas todos os anos, mas o tempo em que florescem são menores.

O que é preciso para cultivar plantas e vegetais?


Vasos e recipientes

O método de plantio e características da flor determinam que tipo de recipiente de usar. Pequenos vasos de mudas, podem proporcionar um recipiente de crescimento adequado para o plantio de sementes dentro de casa, e poderão ser transplantadas para o ambiente externo mais tarde. Lembrando que os vasos e recipientes precisam ter orifícios de drenagem na parte inferior para que a água escoe.

O solo também necessita de cuidados

Os adubos e fertilizantes melhoram a qualidade do solo, ajudam na retenção de humidade adequada e fornece nutrientes essenciais para o crescimento saudável das plantas. As misturas de solo podem conter turfa, adubo, vermiculita, perlita entre outros (os níveis de compostos e nutrientes dependerão do tipo de solo, das plantas que serão cultivadas, do envasamento e da maturidade das mudas). Recomenda-se a análise do pH do solo para a correção dos nutrientes conforme as necessidades de cada espécie.

Aproveite essas dicas e cultive um lindo jardim em casa. Mas não se esqueça de que as mudas nunca devem secar. Portanto, regue-as diariamente enquanto pequenas.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas