Chá, a melhor bebida para o verão Vida Sim

Quando o verão chega, o calor é inevitável, e nessa época precisamos redobrar os cuidados com a saúde, aumentando a ingestão de líquidos, no intuito de nos refrescarmos e também a fim de prevenirmos a desidratação.

Uma bebida dentre tantas vem ganhando destaque: o chá. Por ser constituído quase inteiramente de água e ervas, ele proporciona grande sensação de bem-estar. Oferece propriedades medicinais, ajuda a manter a boa forma e pode ser consumido a qualquer hora do dia.

Além de saudável e refrescante, também oferece diversos benefícios para a saúde. O chá preto funciona como energético, uma vez que é rico em cafeína, já o verde é diurético e antioxidante, ótimo para manter um bem estar diário e a jovialidade.

No que se refere à temperatura, o chá pode ser consumido quente ou frio. Cabe ressaltar que quando ingerido gelado ele ainda mantêm suas propriedades nutricionais além de ser ótimo para refrescar. Nesse caso, abuse dos chás cítricos, eles são mais refrescantes justamente por aquele azedinho que deixam em nossa boca.

Outro benefício promovido pelo chá pode ser associado à perda de peso, pois ele diminui o desejo de comer doces, facilita a queima de gorduras e promove a saciedade. É importante salientar que os diuréticos não são muito saudáveis, uma vez que acarretam na perda de líquido corporal e não na perda de peso. Incorpore na dieta os chás mais comuns, como o chá mate e o verde, que hidratam, fornecem nutrientes e ajudam a eliminar gordura sem a ação diurética prejudicial.

E não pense que os chás ficam limitados apenas ao mais conhecidos como o verde e o preto, uma gama de opções nos são oferecidas. Infusões com frutas são ótimas para manter a saúde em dia, além de serem mais atrativos e repletos de nutrientes. Maçã, abacaxi, laranja, entre outras são ótimos ingredientes para produzir chás aromáticos.

Confira algumas receitas fáceis pra refrescar:

Chá Refrescante de Verão

Ingredientes

– 500 ml de água

– Suco de um limão

– 2 saquinhos de chá de hortelã ou menta

– 2 saquinhos de chá de erva doce

– Açúcar ou mel a gosto

Modo de preparo

Aqueça a água até próximo da fervura. Adicione os saquinhos de chá e tampe o recipiente, deixando descansar por 10 minutos. Retire os saquinhos e espere esfriar com o recipiente tampado. Transfira o chá para um recipiente com capacidade para um litro, adicione o suco de limão ao chá, complete o volume com água bem gelada.

Adoce a gosto e sirva com algumas pedrinhas de gelo.


Chá Aromático com Frutas

Ingredientes:

– 1 maçã

– 1 maracujá

– 2 fatias de abacaxi

– 1 xícara (chá) de açúcar

– 2 litros de água

– 2 paus de canela

– 5 cravos-da-índia

– 3 unidades de anis-estrelado

Preparo

lave e corte a maçã, o maracujá e o abacaxi em fatias, mantendo a casca.
Leve ao fogo o açúcar e 1/2 xícara (chá) de água. Deixe ferver até formar uma calda.
Acrescente as frutas, a canela em pau, os cravos-da-índia, o anis-estrelado e cozinhe durante 5 minutos. Junte o restante da água e deixe ferver durante 10 minutos em fogo brando. Coe e sirva quente. Decore com uma rodela fina de laranja.

Vale ainda lembrar as propriedades terapêuticas oferecidas por alguns chás:

Maracujá:
melhora dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, insônia, palpitações e pressão alta.

Hortelã:
atenua azia, gases e cólicas. Alivia asma e bronquite e ainda pode ser usado como calmante para insônia, ou seja, para relaxar.

Preto e chá verde:
combate problemas do coração e aceleram o metabolismo, além de prevenir o envelhecimento.

Erva Doce:
alivia cólicas menstruais, também alivia cólicas abdominais de recém-nascidos. Auxilia a má digestão.

Guaraná:
por meio da cafeína, o guaraná produz maior rapidez e clareza do pensamento, retarda a fadiga, tonifica o coração, e é levemente afrodisíaco.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas