As principais diferenças entre os tipos de pães Vida Sim

O pão é um dos maiores de alimentos presentes em nossas mesas. Simples e delicioso o que faz um complemento valioso para a maioria das refeições. Mas infelizmente, o nosso amado alimento é considerado um vilão. Principalmente se feito a partir de farinha branca refinada, que além de pobre em fibras, ainda pode causar um aumento acentuado no açúcar do seu sangue.

O pão mais saudável é geralmente aquele que contém a maior proporção de grãos inteiros. Cada tipo possui tem uma rica variedade de nutrientes. Quais são os melhores pães para serem consumidos?

Pão de trigo integral

Pão de Trigo Integral As principais diferenças entre os tipos de pães Vida Sim

Este pão contém todas as partes do núcleo do germe de trigo,e, portanto, é rico em fibras alimentares, vitaminas e minerais, carboidratos – que fornecem energia disponível e ajuda a atingir uma sensação de saciedade.

Há muitos pães disponíveis feitos com 100% de farinha de trigo integral, incluindo pitas e pães. Não há dúvida de que os produtos com 100% de farinha de trigo integral são preferíveis sobre pães com farinha branca.


Pão de Centeio

Pão de Centeio As principais diferenças entre os tipos de pães Vida Sim

Grãos de centeio contêm muitos valores nutricionais, fibras alimentares, vitaminas do complexo B, manganês, magnésio e antioxidantes.

O pão tem um sabor amargo e sua textura é mais densa. Farinhas de centeio são caracterizadas com um baixo índice glicêmico: os níveis de açúcar no sangue, depois de comer pão de centeio, são relativamente mais baixos e causar uma descarga moderada de insulina. Este processo é benéfico para equilibrar os níveis de açúcar no sangue, portanto, pães de centeio são recomendados para diabéticos.


Pão light

Pão Light  As principais diferenças entre os tipos de pães Vida Sim

Esta categoria inclui todos os pães com um valor calórico reduzido por um 1/3, em comparação com os produtos do mesmo tipo. Estes produtos são cozidos e contam uma grande quantidade de fibras dietéticas solúveis e insolúveis adicionados a eles.

As fibras dietéticas auxiliam na absorção de água, reduzindo assim o valor calorico. Duas fatias de pão light são geralmente iguais com o seu poder calórico para uma fatia de pão regular. Estudos mostram que as fibras alimentares contribuem para sentir-se cheio.

Para os pacientes pré diabéticos é altamente recomendado para consumir pão de centeio light com 100% de farinha de centeio.


Pão de grãos

Pão de Grãos  As principais diferenças entre os tipos de pães Vida Sim

A base de grãos de pão é geralmente farinha de trigo integral, combinado com farinha de vários grãos e/ou diferentes sementes. Além do sabor e crocância adicional, também é conhecido por seu alto valor nutritivo, riqueza de vitaminas e minerais, e gordura monoinsaturada.

Entre os grãos e sementes comumente adicionados, encontra-se variações com farinha de aveia, centeio, milho, cevada, girassol e linhaça.


Dicas:

Muitas pesquisas recomendam o consumo de grãos integrais para um estilo de vida mais saudável, por uma série de razões:

• Grãos integrais ajudam o sistema digestivo, aumentam a sensação de saciedade e ajudam com a manutenção de um peso normal.

• Cereais integrais reduzem o risco de doenças cardíacas.

• Grãos integrais ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e reduzir o risco de diabetes tipo 2.

• Grãos integrais ajudam a equilibrar os níveis de lipídeos e redução dos níveis de colesterol no sangue.

• As fibras alimentares encontradas no trigo são atribuídas a propriedades anti-inflamatórias e anti-cancerosos.


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