Hoje em dia existem varias embalagens da mesma versão de perfumes, com diversas variedades de concentrações de essências. Você sabe a diferença entre as embalagens?
Especialistas desvendam os mitos do mundo dos perfumes e dão dicas para melhor aproveitar o cheirinho da flagrância.
Composição:
A composição dos perfumes são resultados de misturas de ingredientes de origens naturais, como flores, raízes, madeiras e frutas, e ingredientes sintetizados, como o floral transparente e compostos de origem orgânica.
Evaporação e notas:
Os perfumes são compostos basicamente por três etapas de evaporação, comumente denominadas notas. As notas do perfume são moléculas que compõe a flagrância do perfume, e são divididas em etapas considerando a ordem de evaporação de cada uma delas. A denominação técnica das notas consiste em notas de cabeça, notas de corpo e notas de fundo.
Quando você abre o perfume, o primeiro aroma perceptível é o das notas de cabeça. Devido à volatilidade da flagrância, a nota de cabeça é a primeira a se evaporar e geralmente costuma ser cítrica e com aromas frutais.
As notas de corpo contêm as características principais dos perfumes, e, são estes aromas que irão ficar na pele. Segundo perfumistas, estas notas duram entre 4 a 5 horas após a aplicação.
Notas de fundo são as mais densas do perfume e têm a função de reter a volatilidade das outras notas. Estas notas costumam durar em média 8 horas após a aplicação, dependendo da característica do perfume.
Concentração
A denominação na embalagem do perfume revela a concentração de flagrância no frasco. É preciso ter muita atenção nesta etapa de escolha da sua nova flagrância.
Eau de parfum: São os perfumes mais fortes e consequentemente mais caros. As versões de perfumes eau de parfum têm em sua composição a concentração de essência entre 20% e 40% da flagrância.
Eau de toilette: esta versão é a mais comum encontrada no mercado. A concentração de essência na embalagem varia entre 8% e 17%.
Eau de cologne: conhecida popularmente como água de colônia, a versão possui o aroma fresco e delicado. A concentração de essência fica entre 5% e 8%.
Body splash: ou água de banho, costuma apresentar entre 2% e 4% de essência em sua composição.
Onde aplicar
O pescoço, o pulso e atrás das orelhas são os melhores locais para aplicação, pois são as áreas do corpo onde há maior concentração de calor e maior fluxo sanguíneo, explicam os perfumistas.
Aplicação
Após tempos de uso de um mesmo perfume é comum nosso sistema olfativo acostumar com a flagrância, mas isso não significa que o perfume perdeu o seu aroma. Uma borrifada em cada área é o suficiente para não exagerar no perfume.
Armazenagem
Muitas pessoas tem o costume de guardar perfumes em banheiros, mas este não é o local mais indicado. Para conservar o aroma do perfume, o frasco imprescindivelmente deverá ser armazenado em local fresco, sem luz e com menores temperaturas. Especialistas indicam que o melhor local para conservar os perfumes é na geladeira.
Compartilhe esta matéria com seus amigos