Alguns questionamentos que podem mudar a sua vida Vida Sim

Quem disse que existe uma resposta absoluta para cada questão da sua vida? Às vezes, a capacidade de se fazer perguntas pode ser um ato de desafiar a si mesmo e pode ser de grande ajuda no caminho do auto-desenvolvimento enquanto ser humano.

Abaixo selecionamos algumas perguntas que podem ajudar a mudar sua vida:

Imagine-se daqui a 1 ano. Se você e sua vida forem os mesmos, você vai se sentir confortável?

Futuro Alguns questionamentos que podem mudar a sua vida Vida Sim

Esta questão vai te projetar e te levar a pensar sobre o que você está fazendo agora e o que você gostaria de estar fazendo em um futuro próximo. Ela coloca sua vida atual bem na sua frente e te pede para considerar se você quer que a vida seja igual daqui a um ano ou não.

Se não, o ato de realizar esse questionamento pode servir como um catalisador de mudanças, ajudando-lhe a pensar o que é necessário mudar para que os objetivos almejados sejam alcançados.


Quais são os seus valores? Você está sendo fiel a eles?

Valores Alguns questionamentos que podem mudar a sua vida Vida Sim

Anote os três aspectos mais importantes de cada uma dessas áreas: família, relacionamentos amorosos, amigos, trabalho, saúde, sexo e espiritualidade.

Estes são os seus valores. Quando não agimos de acordo com o que nós valorizamos, sintomas de desconforto e infelicidade perante a nossa própria vida começam a surgir.


Quais são os seus pontos fortes?

Pontos Fortes Alguns questionamentos que podem mudar a sua vida Vida Sim

Muitas vezes, quando as pessoas estão ansiosas, deprimidas, lidando com problemas de relacionamentos ou passando por uma transição de vida, seus pensamentos costumam se focar no que não está certo, nas falhas e erros cometidos e principalmente nas fraquezas. Esse tipo de pensamentos raramente costumam ajudar, sendo responsáveis por deixar a pessoa “para baixo” e diminuir a auto-estima.

Dirigir sua atenção para os seus pontos fortes é um passo poderoso para voltar a enxergar a si mesmo de modo equilibrado, considerando os erros como parte do processo, por meio dos quais mudanças e aprendizados são obtidos.


O que aprendi hoje? Quem eu amo? O que me fez sorrir?

Aprendizado Alguns questionamentos que podem mudar a sua vida Vida Sim

Procure ter sempre essas 3 perguntas em mente no final de cada dia.

Independentemente de qualquer outra coisa que acontece, se você aprendeu algo novo, ama uma boa pessoa e sorriu ao menos uma vez, foi um dia que valeu a pena e deve ser lembrado.


O que eu posso controlar?

Controle Alguns questionamentos que podem mudar a sua vida Vida Sim

Frequentemente as pessoas que se preocupam demais e são altamente ansiosas pensam sobre as coisas que estão muito além de seu controle. Por exemplo, verificar a previsão do tempo obsessivamente se tiverem que sair. Olhar fará que mudar o clima? Provavelmente não. Será que podemos realmente controlar o comportamento do tempo? Não, mas podemos controlar como iremos nos vestir se estiver chovendo.

Ao direcionar nossa energia para o que está dentro do nosso controle, nós chegaremos a uma solução mais rapidamente do que se essa energia for direcionada sobre as coisas que fogem do nosso controle.


Quais são as minhas maiores conquistas na vida até agora?

Conquistas Alguns questionamentos que podem mudar a sua vida Vida Sim

Faça uma lista de todos os momentos que você tem orgulho de si mesmo por ter conquistado algo que você queria. Para ter obtido o sucesso, você provavelmente usou alguns dos seus principais pontos fortes.

Veja se você pode identificar por que razão você conseguiu. Além disso, liste também atividades, passatempos ou qualquer outra coisa que você goste e que obtenha êxito com certa facilidade.


Da próxima vez que se sentir confuso em relação a si mesmo ou sentir sensações de baixa auto-estima, procure fazer essas perguntas para si mesmo e observe se os resultados mudaram.

Questionar a si mesmo é sempre uma forma de manter seus propósitos ativos, reunindo as forças necessárias para continuar sua busca de seus objetivos.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas