8 dicas para viver mais tempo Vida Sim

O envelhecimento é inevitável para todos, faz parte do ciclo natural da vida. No entanto, o estilo de vida que adotamos está intimamente relacionado à boa saúde e a idade que aparentamos ter. Algumas mudanças de hábitos podem melhorar a qualidade de vida e contribuir para nos manter jovens por mais tempo.

Listamos oito dicas para viver mais e melhor, confira a seguir:

1 – Beba mais água

8 dicas para viver mais tempo Vida Sim
Já sabemos da importância da água para as nossas vidas. Ela é responsável por manter nosso corpo hidratado, e contribui de modo geral para o melhor funcionamento do organismo.
A recomendação médica é que cada pessoa consuma ao menos dois litros de água diariamente.

2 – Não se estresse

8 dicas para viver mais tempo Vida Sim
O estresse é uma doença que afeta grande parte das pessoas. A vida nos grandes centros, o ambiente de trabalho, o freqüente uso da tecnologia, entre outros, são pontos que podem favorecer o estresse no nosso cotidiano. Além de afetar a qualidade de vida, o estresse também pode estar relacionado a outras doenças como a ansiedade, depressão e desequilíbrios físicos e emocionais.

3 – Exercite-se regularmente

8 dicas para viver mais tempo Vida Sim
O avanço da tecnologia nos deixou mais preguiçosos, mas não é por isso que devemos esquecer o nosso compromisso com nosso corpo. Atualmente já está mais que comprovado os benefícios que os exercícios regulares proporcionam para a saúde física e mental. Manter a boa forma e o peso equilibrado ajudam a evitar doenças. Pratique regularmente caminhadas, natação, danças, corridas e outras atividades físicas.

4 – Desenvolva uma dieta saudável

8 dicas para viver mais tempo Vida Sim
Cada alimento possui nutrientes específicos para o organismo, e alguns deles são mais indicados que outros. A melhor opção para elaborar a dieta é variar nos alimentos e incluir de tudo um pouco, sem exageros. A moderação é muito importante, principalmente com alimentos de “fast food” e comidas gordurosas em geral.

5 – Higiene diária

8 dicas para viver mais tempo Vida Sim
A boa higiene ajuda a eliminar agentes patogênicos, causadores de doenças e infecções no nosso corpo. É muito Importante limpar bem todo o corpo, considerando que algumas áreas do corpo necessitam ainda de uma atenção especial, como as mãos, a boca e as partes íntimas.

6 – Cuidado com os acidentes domésticos

8 dicas para viver mais tempo Vida Sim
Os acidentes domésticos são mais comuns do que imaginamos. Algumas pequenas ações podem nos prevenir destes riscos. Peça auxílio na hora de realizar tarefas pesadas, sempre evite a exposição em situações de risco e tome as medidas de prevenção necessárias. Estes simples costumes podem evitar grandes problemas.

7 – Exercite a mente

8 dicas para viver mais tempo Vida Sim
Uma das formas para manter a juventude é conservar o bom funcionamento do cérebro.
Os estímulos cerebrais gerados pelos exercícios mentais contribuem para o desenvolvimento de novas habilidades e para desacelerar a deterioração do tempo. Leitura de livros, atividades de concentração e a prática da escrita são ótimas idéias para exercícios mentais.

8 – Aproveite bem o seu tempo livre

8 dicas para viver mais tempo Vida Sim
O lazer é um importante fator para manter a ‘cabeça no lugar’ e está diretamente relacionado à boa saúde e qualidade de vida. Dedique mais tempo para viajar, passar mais tempo com a família, e as atividades prazerosas fora da rotina.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas