7 alimentos que parecem ser a mesma coisa, mas não são Vida Sim

Muitos dos alimentos encontrados nas prateleiras dos supermercados parecem ser os mesmos, o que acaba deixando diversas pessoas em dúvida na hora das compras. Eles assemelham-se, mas na verdade diferem-se em alguns aspectos.

Geralmente as mudanças estão relacionadas aos ingredientes que os compõem ou as quantidades presentes em cada alimento. Por exemplo, você sabia que iogurte e bebida láctea apresentam diferenças? Que margarina e creme vegetal, assim como a bolacha de água e sal e cream cracker não são a mesma coisa? É importante conhecer melhor esses alimentos e saber diferenciar estes tipos de variedade. Dessa forma, o consumidor escolhe de maneira consciente os produtos que por ele serão consumidos. A seguir preparamos uma lista desses alimentos. Confira:

1Requeijão cremoso e requeijão cremoso com amido:

Requeijão 7 alimentos que parecem ser a mesma coisa, mas não são

Quando há a preservação na composição dos nutrientes do queijo, como as proteínas e gorduras, obtemos o tradicional requeijão. Na hora de comprar esse produto, raramente distinguimos as diferenças. Quando as embalagens estampam em seus rótulos a palavra cremoso, isso indica a presença de creme de leite.

Já no caso do requeijão cremoso com amido de milho, realiza-se a substituição de parte do queijo utilizado, por esse polissacarídeo, o que torna o produto mais barato e com um valor nutritivo muito baixo. Desse modo, ele descaracteriza-se do produto original.


2Bolacha de água e sal e cream cracker:

Cream Cracker 7 alimentos que parecem ser a mesma coisa, mas não são Vida Sim

Ambos possuem os mesmos ingredientes. A desigualdade entre eles se encontra na proporção de gorduras. Para a obtenção de uma massa mais cremosa e crocante, os cream crackers levam em sua composição, uma maior quantidade de gordura, aproximadamente 16%. Valor alto, se comparado aos 7% presentes nas bolachas de água e sal.

Esta, é uma melhor opção, além de conter menores percentuais de gordura, ainda possui um valor calórico inferior ao cream cracker, são vinte e sete calorias contra trinta e duas.


3Azeite e óleo composto de soja e oliva:

Azeite 7 alimentos que parecem ser a mesma coisa, mas não são Vida Sim

A gordura monoinsaturada, presente no azeite, ajuda no combate ao colesterol ruim, o LDL, e auxilia na elevação do HDL, do bom colesterol. Além disso, a vitamina E aparece em concentrações altas, em todos os tipos de azeite, assim como o beta caroteno e os polifenóis.

A união desses compostos é de suma importância para a atividade antioxidante e anti-inflamatória do nosso organismo. Já o composto de soja e oliva, possui maiores concentrações de gordura polinsaturadas. Isso contribui para a diminuição dos níveis totais do colesterol, mas a sua fórmula, proveniente da junção de dois tipos de óleo, azeite e soja, acaba modificando sua composição nutricional.


4Pipoca doce de saquinho e pipoca doce caseira:

Pipoca Doce 7 alimentos que parecem ser a mesma coisa, mas não são Vida Sim

É preciso moderação no consumo tanto da pipoca doce caseira, quanto da pipoca doce industrializada. A primeira, é feita com milho, já a segunda, é produzida com açúcar e canjica, um tipo milho branco.

Mesmo ela sendo rica em fibras e contendo teores de sódio, açúcar e gorduras baixos, não deve haver abuso. Quando preparada em casa, é preciso ficar atento à quantidade de açúcar adicionada, procurando sempre evitar o excesso.


5Iogurte e bebida láctea:

Iogurte 7 alimentos que parecem ser a mesma coisa, mas não são Vida Sim

Os nomes estão ali, presente nas embalagens de cada produto. Mas as diferenças não são assim, tão óbvias. Eles diferem principalmente na sua composição em relação ao alimento base que os compõem.

A bebida láctea possui uma maior quantidade de soro do leite, diferentemente do iogurte, o qual é feito a partir da parte mais nobre do leite, considerado assim um alimento funcional, uma vez que auxilia para um melhor funcionamento do intestino.

As bactérias benéficas para o nosso corpo, como por exemplo, os lactobacilos, são mais facilmente encontrados no iogurte. É importante ressaltar, que a bebida láctea não deve ser considerada um produto ruim.

O soro do leite utilizado em sua fabricação possui propriedades nutricionais importantes para o corpo, como quantidades elevadas de proteína e cálcio, que auxiliam no fortalecimento dos músculos, e, além disso, são ricos em antioxidantes, os quais combatem o envelhecimento das células. As duas escolhas são nutritivas, porém a bebida láctea é mais leve, de fácil digestão, e proporciona uma saciedade menor, não sendo assim, aconselhado para pessoas que estão em dietas, estas devem optar por iogurte desnatado, pois possui menores quantidades de gordura e calorias.


6Mussarela de búfala e Mussarela com leite bovino:

Mussarela 7 alimentos que parecem ser a mesma coisa, mas não são Vida Sim

As quantidades de calorias, gorduras e até mesmo proteínas e cálcio, em ambos os produtos, são bem próximas. A mussarela produzida com leite bovino possui cerca de cem calorias, oito gramas de gorduras totais, sete gramas de proteínas e cento e oitenta e nove miligramas de cálcio.

Já a mussarela de búfala, tem noventa calorias, oito gramas de gorduras totais, cinco gramas de proteínas e cento e cinquenta miligramas de cálcio. A diferença está na maneira utilizada no processamento de cada produto.

A mussarela de búfala utiliza 100% de leite de búfala em sua produção, diferentemente da outra, que emprega quantidades referentes a dois tipos de leite, ao de búfala e ao de vaca, o que diminui o sabor e a leveza do alimento.


7Margarina e creme vegetal:

Margarina 7 alimentos que parecem ser a mesma coisa, mas não são Vida Sim

Segundo as normas alimentares, é considerado margarina, aquele produto que contém no mínimo 80% de gordura total. Sua base é praticamente de gordura vegetal, com certa adição de gordura animal.

Já o creme vegetal, utiliza em sua composição apenas gorduras vegetais, cerca de 68%, ou seja, uma valor baixo se comparado a margarina. Desse modo, apresenta uma menor quantidade calórica, sendo assim considerada melhor para aqueles que estão em processo de emagrecimento.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas