24 coisas que você pode estar fazendo errado na cozinha e nem percebe Vida Sim

São vários os deslizes que podem ser cometidos na cozinha. Seja durante o preparo, o armazenamento ou a higienização dos alimentos.

Preparamos uma lista dos erros mais comuns que muitas pessoas cometem e nem percebem para poder ajudar a evitá-los.

No preparo e consumo de alimentos

Preparo 24 coisas que você pode estar fazendo errado na cozinha e nem percebe Vida Sim

1Usar a mesma faca para todo tipo de alimento:

Para cada tipo de alimento existe uma determinada faca. É ideal respeitar isso e utilizar a faca certa para o alimento certo.

Por exemplo, para filetar o peixe, deve-se utilizar uma longa e fina, para as carnes, as facas devem ser maiores, e para os legumes o indicado é uso das pequenas.


2Exagerar na quantidade de sal:

O consumo excessivo de sal faz mal a saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de 6 g ao dia, mas muitas vezes consumimos muito além do que quantidade ideal. Uma dica é colocar menos sal do que você acha correto, e ir acrescentando aos poucos, caso você ache necessário.


3Não escolher alimentos frescos:

Devido à praticidade oferecida pelos produtos industrializados, o seu consumo cresce cada dia mais. Mas a sua composição, é repleta de substâncias que fazem mal ao nosso organismo. Por isso, procure escolher alimentos frescos, eles são a melhor opção.


4Não mexer o macarrão na hora do preparo:

O correto na hora de cozinhar o macarrão é acrescentar uma quantidade de água que cubra todo o macarrão. Lembrando que durante o preparo, ele deve ficar boiando, e nunca em contato com o fundo da panela, se não ele gruda.

Para que os fios não grudem, durante o cozimento, é necessário ficar mexendo.


5Exagerar no tempero:

Muitos acreditam que quanto mais tempero, a comida fica mais saborosa e melhor. Avalie todos os ingredientes que serão utilizados no preparo do seu prato e procure harmonizá-los com o tempero escolhido.


6Exagerar na pimenta:

Existem diversos tipos de pimenta, e cada qual é mais indicada para o tipo de prato que você pretende preparar. Para pratos em geral, o mais indicado é utilizar a pimenta do reino. Ela adiciona um toque picante ao alimento, mas sem muito exagero, e também possui um ótimo aroma e sabor.


7Reaquecer pizza no micro-ondas:

Quando reaquecemos no micro-ondas, a pizza fica encharcada. Para que isso não ocorra, utilize uma frigideira. Desse modo, ela será aquecida gradualmente o queijo será novamente derretido e ela permanecerá crocante.


8Guardar alimentos sem separá-los:

Esse é um dos erros mais comuns cometidos na cozinha. Na hora da armazenagem, separe os alimentos. Com isso você evita o a ocorrência de contaminações cruzadas.


9Não usar o processador:

Na hora do preparo dos alimentos, é comum nos esquecermos de utilizar o processador. Mas ele é a maneira mais rápida de prepará-los.


10Cortar a cebola no “sentido errado”:

Essa é uma atividade que geralmente todo mundo que cozinha odeia. Elas provocam um desconforto nos olhos, que tendem a arder. Elas são utilizadas no preparo de quase todos os alimentos e por isso saber cortá-las facilita e reduz o tempo na cozinha.

Deve-se cortar a cebola no sentido da fibra e não na forma de rodelas, dessa maneira, ela libera menos líquido, menos acidez e arde menos os nossos olhos.


11Tirar a casca de todos os tipos de frutas:

É comum retirarmos as cascas das frutas. Mas em alguns casos como a maçã e a pêra, os nutrientes e fibras encontram-se todos, praticamente em suas cascas. O ideal é consumir sempre que possível as frutas com as cascas.


12Não respeitar o tempo certo de cozimento dos alimentos:

Erro muito comum, tanto para aqueles que são iniciantes como para os mais avançados no preparo dos alimentos. Deve respeitar o tempo de cozimento de cada tipo de alimento, como carnes, peixes, massas e até mesmo os legumes.


13Não organizar os ingredientes na hora de preparar o prato:

A organização é essencial na hora de preparar um prato, pois ela ajuda a poupar muito tempo na cozinha. Antes de dar início, veja todos os ingredientes necessários e separe-os. Somente depois disso comece a preparação.


No armazenamento de alimentos

Armazenamento 24 coisas que você pode estar fazendo errado na cozinha e nem percebe Vida Sim

14Tampar o alimento ainda quente:

A melhor maneira de armazenar o alimento na geladeira é guardá-lo aberto e, após duas horas mais ou menos, fechá-lo.


15Não ficar atento à data de validade dos produtos:

Na hora das compras, não se esqueça de checar a data de validade. Quando for preparar o alimento também. Se tiver produtos estocados em casa, consuma primeiro aqueles com datas mais próximas ao vencimento.

Uma dica para economizar tempo é deixar aqueles com prazo de validade menor na frente e de forma organizada.


16Não guardar as ervas frescas corretamente:

Muita gente tem dúvida na hora de armazenar ervas frescas na geladeira. O ideal é lavá-las e secá-las, para só depois guardá-las. E lembre-se: coloque-as sempre em recipientes individuais.


17Não se atentar às indicações de armazenamento dos alimentos:

Cada alimento possui uma forma correta de armazenamento. É preciso ficar atento e respeitar essas condições, geralmente encontradas nas embalagens dos produtos. Por exemplo, o armazenamento de um filé de peixe fresco não é o mesmo que o de uma determinada carne. Da mesma forma, produtos como manteiga, creme de leite fresco e cream cheese precisam de temperaturas ideais para a sua refrigeração.


18Colocar folhas na geladeira sem nem tirá-las da sacola plástica:

Muitas pessoas armazenam folhas de rúcula, alface, agrião, entre outras, na própria sacola plástica.

Assim como as ervas frescas, o ideal é lavá-las, secá-las e só então guardá-las na geladeira.


19Colocar todo tipo de alimento na geladeira:

É comum as pessoas acreditarem que tudo deve ser guardado na geladeira. Mas determinados produtos como batatas, alho, tomate e banana devem ser mantidos fora dela.

Uma vez dentro, eles podem ter suas características ideais e a sua validade diminuída.


Na higiene de alimentos

Higiene 24 coisas que você pode estar fazendo errado na cozinha e nem percebe Vida Sim

20Não lavar bem os alimentos:

Higienizar os alimentos é importantíssimo. Lavá-los muito bem é essencial para livrá-los de poeiras e sujeiras e até mesmo do que for possível em relação aos agrotóxicos utilizados em sua produção.


21Não higienizar a cozinha de maneira correta:

Quando não higienizamos corretamente a cozinha, as chances de que bactérias maléficas a saúde se proliferem aumenta consideravelmente. O ambiente da cozinha deve estar sempre bem limpo!


22Não se proteger contra a Salmonelose:

Trata-se de uma infecção transmitida pelos diversos tipos diferentes de salmonelas (bactérias que são transmitidas pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos, contaminados por fezes).

A proteção consiste em lavar muito bem os alimentos e consumí-los apenas quando bem cozidos.


23Não olhar a embalagem dos utensílios de cozinha:

Quando compramos utensílios de cozinha, devemos ficar atento às recomendações presentes nas embalagens. Pois cada tipo, em virtude do material que o constitui, possui uma maneira correta de higienizado.


24Não cuidar da própria higiene pessoal:

A higiene pessoal é essencial para tudo, mas principalmente quando lidamos com alimentos. As unhas devem estar aparadas e limpas e, no caso de profissionais, o uso de toucas é imprescindível.

Durante o processo de preparo do prato o ideal é higienizar as mãos constantemente. Esse processo é responsável por evitar a contaminação de bactérias ou micro-organismos prejudiciais ao alimento.


Aproveite e veja também:

12 alimentos que pensamos ser saudáveis, mas na verdade não são!

12 alimentos que pensamos ser saudáveis, mas na verdade não são! Vida Sim

Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas