13 dicas para utilizar melhor o cartão de crédito Vida Sim

Para que o cartão de crédito se torne um aliado e não um vilão, é necessário utilizá-lo de forma eficaz e responsável. Ao mesmo tempo, ele pode ser uma ótima opção de ferramenta de apoio financeiro, mas também pode gerar sérios problemas em virtude de descumprimento, originado na maioria dos casos, em razão do seu uso de forma inadequada.

Um bom planejamento e consciência são necessários, para utilizar corretamente esse artifício.

Separamos 13 dicas para você utilizar melhor o seu cartão de crédito:

1Limite: O cartão de crédito não deverá ultrapassar 50%do salário ou ganho mensal, o que evitará gastar mais do que se recebe.


2Procure o melhor cartão para as suas necessidades: leve em conta sua rotina de compras e seu uso do cartão na escolha para adquirir aquele que te trará as maiores vantagens.


3Busque as menores taxas e tarifas: Mesmo que você não faça uso do empréstimo do cartão de crédito, escolha um cartão que possua menores taxas de juros, será útil, caso venha ocorrer uma emergência e você necessite utilizá-lo. Anuidade do cartão? Evite-a! E assim, corte custos. Hoje, é possível encontrar cartões que não cobram nenhuma taxa de manutenção.


4Pague as dívidas antes de fazer novas: Antes de sair usando seu cartão, procure pagar qualquer tipo de dívida, empréstimos ou financiamentos que você possua. O maior risco, é que você aumente sua dívida e consequentemente, os juros pagos, aumentando assim, as dificuldades em quitá-la.


5Quantidade: Para aqueles que possuem apenas um ganho mensal, deve-se ter apenas um cartão de crédito. Os que ganham semanalmente podem ter até três cartões, para os dias 10, 20 e 30. Dessa forma, poderá comprar seis dias antes do vencimento de cada um deles, ganhando 36 dias para o pagamento.


6Vencimento: O vencimento da sua fatura deve coincidir ou estar próximo da data em que você recebe seu salário. Desse modo, você terá um controle maior do vencimento e não pagará multas por isso. Procure colocar a fatura de seu cartão no débito automático. Mas tome cuidado para não entrar no cheque especial e sempre manter um controle sobre o dinheiro disponível para o pagamento.


7Conhecer a melhor altura para comprar com o seu cartão de crédito: Primeiro procure saber a data de emissão da sua fatura. A melhor opção para comprar, é o dia seguinte, desse modo, o comprador é beneficiado com um prazo mais longo de pagamento (lembre-se que o prazo de pagamento pode variar conforme o cartão de crédito em questão).


8Parcelamento: Hoje no mercado, existe uma grande facilidade de parcelamento do cartão de crédito. Mas é importante lembrar que ao parcelar haverá pagamento de juros em cada prestação. Além disso, ao efetuar parcelas fixas, é preciso ter a consciência que existirá um comprometimento dos meses futuros em relação ao orçamento mensal.


9Cuidado com alguns benefícios dos cartões: Diversos cartões são associados a programas de pontos para trocar por prêmios. Isso chama atenção do consumidor, que ao usar o cartão pode ganhar descontos em alguns produtos ou ainda acumular milhas para viagens. Mas fique atento, não permita que este benefício se torne um motivo extra para gastar mais do que o necessário. Utilize-o de maneira educada financeiramente, desse modo, você se beneficiará.


10Respeite as datas: Procure não atrasar no pagamento da fatura do cartão. Caso não consiga efetuar a fatura total do cartão no vencimento, faça um diagnóstico financeiro e tente descobrir o verdadeiro problema.


11Parcela mínima: Evite pagar a parcela mínima, esse é um dos maiores erros cometidos em relação ao cartão. As taxas de juros possuem valores exorbitantes. Caso não consiga pagar integralmente a parcela total, procure outra linha de crédito que não ultrapasse 2,5% ao mês.


12Não compre por impulso: Para uma correta utilização do cartão, é necessário que se evite as compras por impulso.

Compre com responsabilidade apenas o necessário e de forma consciente.


13Mantenha suas faturas baixas: Quando o valor da fatura atinge entre 10% a 15% do seu salário, é hora de cortar gastos com o cartão de crédito. Uma dica é transformar suas faturas em porcentagens relacionadas ao seu salário mensal, é muito simples, apenas divida o valor da fatura pelo valor que você recebe, líquido. Economize ao máximo para pagar produtos a vista e conseguir descontos.

Uma boa dica seria diminuir o limite de seus cartões, se possível e caso necessário, deixar um cartão com limite mais alto guardado para ser utilizado apenas para compras maiores.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas