A doença celíaca é popularmente conhecida como a intolerância ao glúten, uma proteína que pode ser encontrada em inúmeros alimentos como aveia, cevada, centeio e trigo. Consequentemente, pratos muito saborosos e populares na mesa de muitas pessoas como as massas, bolos, pizzas, pães, entre outros, também não podem ser consumidos, pois são derivados destes cereais.
A intolerância ao glúten faz com que o organismo do indivíduo não consiga absorver nutrientes, água, sais minerais e vitaminas corretamente, causando diversos sintomas dolorosos. É importante lembrar que a doença só pode ser diagnosticada através de acompanhamento profissional seguido de uma biópsia do intestino delgado, pois os sintomas se assemelham muito aos de outras doenças. O portador precisa seguir uma rigorosa dieta prescrevida por um médico especialista.
Caso a doença não seja investigada e diagnosticada, pode levar a sérios problemas de desenvolvimento, principalmente no caso de crianças. A doença afeta homens e mulheres e não tem um período exato para se manifestar, podendo aparecer tanto na idade adulta como em crianças, pois varia de acordo com o grau de intolerância de cada pessoa ao glúten.
Listamos uma série de sintomas para que você fique atento e ciente sobre os efeitos da doença:
– Diarréias com a presença de gordura nas fezes e vômitos;
– Perda exagerada de peso e anemia;
– Nas mulheres, problemas no ciclo menstrual e redução da fertilidade;
– Inchaço nos membros inferiores;
– Unhas fracas;
– Queda de cabelos.