Por que comer fora de casa pode ser um risco à saúde? Vida Sim

Alimentos mal conservados, estragados, contaminados e má higiene. Quem costuma fazer suas refeições em restaurantes, barracas, lanchonetes, e principalmente em sistemas self-service está sujeito a ter que lidar com os perigos à saúde que estes alimentos podem trazer.

Em muitos casos, é difícil para o consumidor saber como é feita a limpeza do estabelecimento, a preparação e o manejo dos alimentos, entre outras questões de higiene. Testes realizados em diversos tipos de restaurantes, mostram que na grande maioria dos casos, inclusive nos restaurantes com sistema self-service e comida por quilo, os estabelecimentos não armazenam corretamente os alimentos nem seguem as regras previstas na legislação, o que pode levar ao aumento nos índices de contaminação.

No geral, essas regras determinam que os alimentos conservados devam estar aquecidos a uma temperatura superior a 60° por no máximo 6 horas. E para alimentos conservados frios, a temperatura máxima é de .

Caso essa regra não seja seguida à risca, os alimentos servidos terão altas chances de servirem para a proliferação de bactérias, tornando-os impróprios para consumo e com o sabor alterado.

Além disso, a exposição dos alimentos sem nenhuma proteção aumenta o risco de contaminação por sujeira das mãos, fios de cabelo, saliva, entre outros.

Intoxicação Alimentar

De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 83% dos casos de intoxicação alimentar são causadas por bactérias encontradas nos alimentos. Dentre elas, estão a salmonela e a campilobacteriose.

A salmonela, em casos mais extremos pode tornar-se uma infecção crônica de alto risco. Os sintomas são febre, dor abdominal, diarreia, náusea, vômitos e perda de apetite.

Já a campilobacteriose é causadora de diarréia aguda, e especialmente em pessoas com sistema imunológico debilitado pode se tornar grave. Os sintomas são diarreia (às vezes sangrenta), náusea e vômito, mal estar e febre.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas