Os benefícios do shitake Vida Sim

Há mais de 6.000 anos, os chineses têm usado o cogumelo Shitake para fins medicinais, o que o tornou símbolo de longevidade. Você conhece os benefícios que esse alimento pode trazer para a sua saúde?

O cogumelo Shitake, nada mais é do que a decomposição de um fungo nativo da China e de outras partes da Ásia. Famoso por sua textura e sabor defumado, é o segundo cogumelo comestível mais cultivado do mundo, e são facilmente encontrados nas prateleiras dos supermercados. Também é considerado um dos alimentos mais saudáveis do mundo, por conter ricas fontes de selênio, ferro, fibras alimentares, proteínas e vitamina C.

Veja a seguir mais benefícios deste poderoso alimento:

Reduz o colesterol

Existe um composto, encontrado nos cogumelos shitake, denominado eritadenine. Este composto é responsável pala redução dos níveis de colesterol no sangue, através da excreção do colesterol pelas fezes, o que, consequentemente, reduz os níveis de colesterol.


Antioxidante

O Shitake também contém poderosos anti-inflamatórios naturais, com que habilidades para combater inflamações, tumores, bactérias, vírus prejudiciais, e, ironicamente, fungos. Vitaminas do complexo B, como a B2, B5 e B6 também fazem parte da composição e garantem o fornecimento de energia para queima de gorduras.


O shitake pode combater o câncer?

Os estudos realizados em laboratórios encontram-se ainda em fase inicial, mas os resultados já são promissores. Os efeitos positivos podem ser provenientes da capacidade do cogumelo estimular o sistema imunológico, através do composto chamado lentinano – que reforça a capacidade do sistema imunológico para o combate de infecções e doenças.

O lentinano pode efetivamente reduzir e retardar o crescimento de células cancerosas, enquanto aumentada a atividade para combater tumores ativando determinadas células e proteínas que atacam diretamente os tumores.


Precisa de mais motivos para introduzir o shitake em sua alimentação?

Comparando-se as vitaminas, minerais, antioxidantes e fitonutrientes de outros alimentos, os cogumelos shitake são excelentes para sua dieta.

Além de todos estes benefícios, o shitake ainda contém cobre, um dos poucos elementos metálicos que vem acompanhado de aminoácidos e ácidos graxos, compostos essenciais para a saúde para a prevenção de doenças coronárias.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas