Os 12 maiores mitos já inventados sobre a saúde Vida Sim

Passamos grande parte de nossa infância escutando por parte dos nossos avós e pais que deveríamos esperar ao menos uma hora após o almoço para nadar, ou até mesmo tomar banho. Que ingerir manga e leite era uma combinação fatal. Andar descalço? Nem pensar! Isso causava dor de garganta. Essas são algumas das falsas crenças que foram reproduzidas exaustivamente pela tradição e que ainda hoje deixam muitas pessoas em dúvidas.

Preparamos uma lista com os 12 maiores mitos já inventados sobre a saúde:

1Tomar água em jejum emagrece:

Água Os 12 maiores mitos já inventados sobre a saúde Vida Sim

Mentira. Todas as pessoas deveriam adotar esse hábito. A água hidrata e limpa todas as mucosas do aparelho digestivo para poder iniciar a primeira refeição do dia. O hábito é saudável, porém não ajuda a emagrecer.


2Tomar leite e comer manga faz mal:

Leite com Manga Os 12 maiores mitos já inventados sobre a saúde Vida Sim

Mentira. Historicamente, senhores de engenho teriam criado um temor nessa combinação, para evitar que os escravos consumissem o leite (considerado caro na época), e se alimentassem apenas dos frutos das mangueiras. Não existe qualquer relação de dano ao organismo em misturar a fruta com o laticínio.


3Nadar ou tomar banho depois de comer pode matar:

Nadar após comer  Os 12 maiores mitos já inventados sobre a saúde Vida Sim

Mentira. A maioria de nós já foi proibida de entrar na piscina ou até tomar banho após uma refeição. A regra diz que devemos nos manter afastados da água por no mínimo uma hora depois de comer. A maior preocupação é a aparição de cólicas intensas que podem ser capazes de provocar um afogamento, porém nada disso tem comprovação científica.

Os órgãos especializados não apresentam tempo de espero para nadar após comer, mas o que se sabe é que para ajudar na digestão, parte da circulação sanguínea é direcionada para a barriga, ou seja, para não prejudicar o processo digestivo, evite exercícios pesado após as refeições.


4Ingerir muito doce causa diabetes:

Doces e Diabetes Os 12 maiores mitos já inventados sobre a saúde Vida Sim

Mentira. A ingestão de doces não causa diabetes. A aparição da doença está mais relacionada ao histórico familiar, obesidade e sedentarismo. Indivíduos com a capacidade normal de processar carboidratos no organismo não correm o risco de desenvolver o problema. Mas a ingestão excessiva de doces pode levar a obesidade, o que acarreta um aumento na probabilidade de possuir a doença.


5Andar descalço causa dor de garganta:

Andar Descalço Os 12 maiores mitos já inventados sobre a saúde Vida Sim

Mentira. Os únicos perigos ao se andar descalços são os ferimentos ou contato com sujeiras, o que pode favorecer um processo inflamatório. Mas o contato dos pés com o chão gelado não afeta em nada as vias aéreas superiores.


6Abacaxi queima gordura:

Abacaxi queima gordura Os 12 maiores mitos já inventados sobre a saúde Vida Sim

Mentira. O abacaxi é fonte de vitaminas, assim, ele é sempre bem-vindo na dieta. Atua no processo de digestão, mas não tem qualquer relação com a queima de gordura corporal, a que muitas pessoas o associam.


7Panela de alumínio prejudica a saúde:

panela de aluminio Os 12 maiores mitos já inventados sobre a saúde Vida Sim

Alterações neurológicas e constipação intestinal podem ser associadas com a intoxicação por alumínio. Porém estudos garantem que a ingestão do alumínio desses recipientes está bem abaixo do índice diário definido como seguro pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Evite polir esses utensílios para não comprometer a capacidade protetora da panela.

8Comer chocolate causa espinhas:

Chocolate e Espinhas Os 12 maiores mitos já inventados sobre a saúde Vida Sim

Pesquisas científicas afirmam que o chocolate não tem ligação nenhuma com o surgimento de espinhas. A possibilidade para o aparecimento destas está ligada a diversos outros fatores desde a hereditariedade até questões hormonais.


9Ler a noite ou com pouca luz piora a visão:

Ler a noite Os 12 maiores mitos já inventados sobre a saúde Vida Sim

Mentira. Pode existir uma dificuldade de enxergar, mas isso não quer dizer que está prejudicando a visão. A dificuldade pode ficar mais difícil com o tempo e com a idade, mas isso está relacionado ao envelhecimento natural do ser humano e não ao hábito de ler com pouca luminosidade. Ao voltar às condições normais, os efeitos nocivos desaparecem.


10Quem tem colesterol alto não pode consumir ovo:

Ovos Os 12 maiores mitos já inventados sobre a saúde Vida Sim

Mentira. A gema do ovo apresenta sim uma grande quantidade de colesterol, porém, o que as pessoas não sabem, é que existe um aumento do colesterol LDL (ruim), mas também do colesterol HDL (bom). Para aquelas pessoas que possuem colesterol alto, o indicado é que se consuma até quatro ovos por semana, de preferência sempre cozidos ao invés de fritos.


11Tomar vitamina C previne contra a gripe:

Vitamina C Os 12 maiores mitos já inventados sobre a saúde Vida Sim

Mentira. Existe uma forte crença de que o suplemento nutricional é capaz de evitar a gripe. Sabe-se que a vitamina C é um potente antioxidante e exerce papel importante pra o equilíbrio do sistema imunológico. Porém, só quem tem a deficiência da vitamina se beneficia com a reposição.

Então não gaste dinheiro a toa, procure um médico para saber se você realmente precisa fazer uso dessa medicação. Cabe lembrar que doses exageradas podem causar náuseas e dores de estômago.


12Comer a noite faz engordar mais:

comer a noite Os 12 maiores mitos já inventados sobre a saúde Vida Sim

O problema não é quando, mas o que você come. O que engorda é a quantidade total de calorias ingeridas ao longo do dia não propriamente o horário em que são consumidas. Procure evitar alimentos como carboidratos, que tendem a acumular energia em período no qual ela não é tão necessária e onde não haverá gasto de energia.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas