O que a urina diz sobre a nossa saúde Vida Sim

Desde o começo da medicina, a urina vem sendo estudada e usada como ferramenta para diagnósticos.

Talvez esse fator passe despercebido por você no dia-a-dia, mas é necessário ficar atento. A cor, a densidade, e o cheiro de urina pode revelar muito sobre o estado da nossa saúde. Seus órgão vitais podem mostrar sinais de disfunções através dela.

Grande parte das alterações da coloração da sua urina, correspondem ao modo que como seu corpo vem sendo hidratado, e algumas delas apontam para órgãos específicos. Por exemplo, quando se tem sangue na urina, é um sinal de que há algo no canal urinário, rins, bexiga, próstata ou uretra. Se a coloração tem um tom acastanhado, pode indicar algum problema no fígado.


Saiba como identificar os variados tons que podem aparecer na sua urina:

Transparente: Você está bebendo bastante água, o corpo está hidratado e não há sinal de problemas.

Amarelo intenso, âmbar ou mel: os tons mais claros de amarelo indicam que provavelmente você está bem hidratado – mas se a cor escurece, isso pode ser um sinal de que você precisa se hidratar ainda mais para eliminar o acúmulo de toxinas.

Amarelo escuro: Se você está percebendo tons de marrom em sua urina, pode ser um sinal de que você está desidratado. No entanto, vale a pena ir ao médico, porque a urina marrom também pode ser indicativo de um problema no fígado. Pessoas com doença hepática grave também podem ter a urina marrom.

Rosa a avermelhado: Na urologia mais proeminente, a cor vermelha é um sinal de alerta. Se no caso, não tenha sido por algum tipo de alimento que você ingeriu, e seja sangue – na maioria das vezes, isso pode significar um problema. O indicado também é buscar ajuda médica imediatamente. Sangue na urina pode indicar doença renal, pedras nos rins ou na bexiga, como também pode ser um sinal de um grave tipo de câncer no rim, bexiga, ou próstata.

Azul ou verde: Existe uma doença genética rara que pode tornar sua urina com essa coloração, e outras certas bactérias podem infectar o trato urinário. O excesso de cálcio, devido a medicamentos, também pode ser o responsável por essa coloração tão estranha.

Em casos de variações da tonalidade da urina, procure um médico para um diagnóstico adequado.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas