Muito cuidado se você acha que esses alimentos são saudáveis Vida Sim

Muitos alimentos parecem ser saudáveis, mas na verdade às vezes estão longe de ser as melhores opções para serem introduzidas no cardápio. Produtos como barrinha de cereal, suco de caixinha, margarina, refrigerante diet são exemplos de alguns dos alimentos que aparentam ser nutritivos, mas na verdade não trazem benefícios significativos para o organismo.

Durante o processo de industrialização estes produtos acabam recebendo grandes quantidades de substâncias químicas, sendo comum esquecer-se de se atentar a essas informações.

Nada precisa ser excluído radicalmente da dieta, mas é fundamental conhecer a composição desses produtos, e quais as vantagens e desvantagens que eles podem oferecer a saúde. São inúmeras opções oferecidas, o que pode acabar confundindo o consumidor. Por essa razão é preciso ficar atento na hora das compras e sempre analisar os rótulos das embalagens.

Preparamos uma lista com dez alimentos que parecem ser saudáveis, quando na verdade, requerem uma maior atenção antes de serem consumidos de modo indiscriminado. Acompanhe:

1 – Pão com glúten integral:

Pão com glúten integral Cuidado com alguns alimentos que parecem ser saudáveis Vida Sim

Em contato com o intestino delgado, o glúten ataca as paredes e dificulta a absorção de nutrientes. Outro empecilho nesse tipo de alimento é quando ele vem acompanhado de fibras, onde a absorção se torna ainda mais lenta.

E os resultados são, além de abdômen estufado, o aumento da gordura na região abdominal. É preciso ficar atento, pois é muito comum se acreditar que a preferência alimentos integrais traz uma dieta com baixas calorias. Em termos calóricos, muitos alimentos integrais contam com a mesma quantia, ou até mais que as versões tradicionais.

Nesse caso, o que ajuda no processo de emagrecimento é o teor de fibras, que garante uma maior saciedade, e não o teor calórico. Lembre-se sempre de conferir o rótulo para assim fazer a melhor escolha.


2 – Suco de caixinha normais ou light:

Sucos de Caixinha Cuidado com alguns alimentos que parecem ser saudáveis Vida Sim

Tanto os sucos de caixinha normais como os light possuem uma elevada quantidade de açúcar e conservantes. Além disso, apresentam outro grande problema: a perda das vitaminas durante o processo de industrialização.

E mesmo nos casos onde a adição de vitaminas é realizada posteriormente, a proporção não é a mesma dos sucos naturais. Os sucos de polpa são uma boa opção para consumo, pois o processo de congelamento da fruta resulta em uma menor perda de vitaminas.

Entretanto, a melhor é alternativa são os sucos naturais, feitos na hora. Estes devem ser consumidos em um período máximo de 30 a 60 minutos após serem feitos, para assim evitar a perda de nutrientes. Atenção para o consumo exagerado, pois para fazê-los é necessário o uso de grandes quantidades de frutas, o que pode contribuir para o aumento do teor calórico.


3 – Barrinhas de cereal:

Barra de Cereais  Cuidado com alguns alimentos que parecem ser saudáveis Vida Sim

As barrinhas de cereal estão entre os produtos mais consumidos pelos adeptos das dietas. Os supermercados oferecem uma grande variedade de sabores indo desde as mais saudáveis, as que possuem fibras, as de baixo teor de gordura e as de poucas calorias, até aquelas que parecem mais uma barra de chocolate.

Elas podem ser uma boa opção para os lanches entre as principais refeições, o importante é ler o rótulo e avaliar qual a melhor opção na hora da compra. O grande problema relacionado a elas está no fato de que algumas dessas possuem muito açúcar, além de conservantes e aromatizantes. Mesmo as light e diets são produzidas com adoçante. O nível de fibra nesse tipo de produto é muito baixo para as necessidades do organismo, desse modo, o potencial de satisfação é reduzido, resultando em um consumo maior ou comendo outro tipo de alimento depois.


4 – Comida japonesa:

Comida Japonesa Cuidado com alguns alimentos que parecem ser saudáveis Vida Sim

No caso da comida japonesa, é preciso prestar atenção na hora da escolha e nas quantidades que serão consumidas. Procure evitar as versões do sushi preparadas a base de fritura, e também os recheados, especialmente com cream cheese. Mesmo que seus componentes sejam vegetais, algas, e frutos do mar, a base em geral é feita de arroz, o qual contém açúcar em sua composição.

Mas principalmente, use moderadamente o shoyu, mesmo na versão light, o produto contém elevada quantidade de sódio, o qual contribui para a retenção de líquidos. Outro empecilho é quantidade que ingerimos, por se tratar de um alimento leve, consumimos mais unidades, as quais apresentam cerca de vinte a quarenta e cinco calorias. Desse modo, a quantidade de calorias consumidas acaba aumentando. Uma alternativa ideal seria consumir quatro unidades, ou no almoço ou no jantar.


5 – Granola:

Granola Cuidado com alguns alimentos que parecem ser saudáveis Vida Sim

Muitos pensam que a granola é um alimento de baixa caloria, porém ele apresenta um grande teor calórico. Além disso, contém glúten, açúcar, ou adoçante artificial em sua composição, componentes que não são benéficos ao organismo.

Porém, ela apresenta um lado positivo, além de ser rica em diferentes vitaminas e minerais, ainda é rica em fibras, o que contribui para aumentar a saciedade, além de ajudar no processo de regulação do trânsito intestinal. Assim como os outros alimentos, seu consumo deve ser dosado, a melhor opção é comprar a versão light/diet, e consumir 25g no café da manha, desse modo você terá mais tempo para queimar as calorias consumidas.


6 – Refrigerantes light/diet:

Refrigerantes Light e Diet Cuidado com alguns alimentos que parecem ser saudáveis Vida Sim

Já estamos cansados de ouvir que os refrigerantes não acarretam nenhum benefício ao organismo, mas assim como a versões tradicionais, os rotulados como light e diet também devem ser evitados. Eles contêm calorias vazias e muito açúcar, o que contribui para a retenção hídrica, aumento de peso, entre outros problemas.

Além disso, não apresentam nenhum tipo de nutriente, como vitaminas, minerais, e fibras, apenas elevadas quantidades de sódio e adoçante. A melhor opção é evita-los, ou então consumir de forma moderada, e sempre que possível, substitui-lo por sucos naturais.


7 – Margarina:

margarina Cuidado com alguns alimentos que parecem ser saudáveis Vida Sim

Diferentemente da manteiga, a margarina possui origem vegetal. Ela advém de um processo denominado hidrogenação, o qual consiste na incorporação de moléculas de hidrogênio as de gordura, de maneira artificial, e em elevadas temperaturas.

E com isso, o calor transforma a gordura insaturada, em saturada e trans, as quais contribuem para o desenvolvimento de doenças como exemplo, a obesidade, e arteriosclerose. É um alimento altamente calórico, e por isso deve ser evitado.


8 – Biscoito de água e sal e cream cracker:

Cream Cracker Cuidado com alguns alimentos que parecem ser saudáveis Vida Sim

Ao contrário do que muitos imaginam esses tipos de biscoitos não possuem um teor calórico baixo, ele é alto, em virtude da farinha branca utilizada em sua fabricação. Por exemplo, quatro unidades correspondem a mesma quantidade calórica de um pão francês.

Eles não possuem vitaminas, minerais, nem fibras, e gorduras são adicionadas para que fiquem mais crocantes e cremosos. Além disso, são digeridos rapidamente, o que contribui para que a fome volte logo.


9 – Açaí:

Açaí Cuidado com alguns alimentos que parecem ser saudáveis Vida Sim

Ele é rico em nutrientes como cálcio, ferro e vitamina B1, porém é altamente calórico, são 248 calorias em 100 gramas do alimento. O maior problema está nos complementos adicionados na hora do consumo, o que acaba tornando-o ainda mais calórico.

O ideal é consumí-lo puro, e deixar de lado os acompanhamentos como granola, leite condensado, leite em pó, sorvete, entre outros.


10 – Chocolate diet:

Chocolate Diet Cuidado com alguns alimentos que parecem ser saudáveis Vida Sim

A melhor opção pra quem faz dieta, ou então não consegue ficar sem comer chocolate, é consumir o chocolate amargo ou com 70% de cacau. Muitos escolhem o chocolate diet, mas este é mais indicado para os diabéticos, uma vez que possui menor quantidade de açúcar.

O problema é que para suprir a ausência deste, e manter o sabor e a consistência, adiciona-se muita gordura, tornando-o muitas vezes mais calórico do que as versões tradicionais.


11 – Saladas elaboradas:

Saladas  Cuidado com alguns alimentos que parecem ser saudáveis Vida Sim

As saladas são opções extremamente saudáveis que devem ser introduzidas no cardápio. Porém, muitas são temperadas com molhos prontos, azeite, diferentes tipos de queijos, maionese, ou seja, ingredientes calóricos e gordurosos.

Esse tipo deve ser evitado, a melhor alternativa é escolher opções mais saudáveis, como por exemplo, um prato de salada com folhas verdes, tomate, pepino e palmito, temperadas com molho de iogurte desnatado e uma proteína como peito de frango ou peixe grelhado.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas