Gelo: uma ameaça quase invisível Vida Sim

Em recente pesquisa realizada no Reino Unido, foram recolhidas amostras de 10 das redes de franquias mais famosas do mundo, como McDonald’s, Burger King e Starbucks. O resultado em 6 desses estabelecimentos constatou que o gelo servido contém mais bactérias que a água encontrada em seus banheiros.

Os testes foram feitos a partir das máquinas de gelo dos estabelecimentos, em que os funcionários tinham de fornecer uma amostra de gelo em saco estéril. Quando questionados sobre as causas da contaminação por bactérias – e comparando a água do banheiro com a sujeira do gelo, especialistas de saúde dizem que isso provavelmente acontece porque os banheiros têm uma limpeza mais frequente.

No restaurante Nando’s, um gigante do Reino Unido, foram encontrados 2.100 organismos enquanto na água do banheiro o número foi de 1.300. No McDonald’s foram encontrados 1.400 organismos, no restaurante KFC 1.100 organismos e na Pizza Express o número assustador de 3.200 organismos. E em alguns dos restaurantes, até a água potável continha o dobro de bactérias além do permitido.

A contaminação das bebidas também podem ocorrer através de tubos de plásticos cheios de açúcar dentro de máquinas de refrigerante e devido à contaminação humana e também má higiene, como no caso do restaurante Burger King, também avaliado.

Em outra pesquisa sobre o mesmo tema, realizada em 2011 – a Agência de Proteção à Saúde do Reino Unido descobriu bactérias dos tipos enterococos e E. coli (bactéria que habita o intestino humano e de animais, que pode causar diarreia e infecção) em 30% das amostras de gelo retiradas de 88 estabelecimentos locais.

Os restaurantes testados se pronunciaram através de porta-vozes e se mostraram insatisfeitos com os resultados dos testes. O Starbucks declarou que imagens do circuito interno mostram que a amostra de gelo foi contaminada antes do teste. Restaurantes como Burger King e Café Rouge se prontificaram a investigar a situação, enquanto o McDonald’s declarou estar dentro das normas estabelecidas para consumo.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas