Fruta Goji Berry tem ação antioxidante, mas não ajuda a emagrecer Vida Sim

O Goji Berry é cultivado nas montanhas do sul asiático, em países como Tibete, China e Mongólia. Ele é consumido há milhares de anos na medicina chinesa, mas faz pouco tempo que começou a ganhar destaque no ocidente, uma vez que foi associado à promessa de ajudar no processo de emagrecimento e no combate a doenças. No Brasil, ele pode ser encontrado na forma desidratada em lojas de produtos naturais. Mas você ainda encontra o seu extrato, em farmácias.

Um ponto que chama atenção para o fruto é a presença e a elevada quantidade de propriedades nutritivas, como inúmeras vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes. Dentre estes, possui dezenove aminoácidos que ajudam na formação de proteínas, vinte e um minerais como ferro, cálcio e germânio, apontados como anticancerígenos, vinte e dois polissacarídeos, os quais fortalecem o sistema imunológico, triptofano, bom para o sistema nervoso e cyperone, que faz bem para o coração e pressão arterial. Além disso, ainda possui substâncias que liberam o hormônio do crescimento, agentes anti-inflamatórios, além ser considerada uma excelente fonte de vitamina A e C.

Pacientes que fazem uso de medicações para evitar trombose ou anticoagulantes, devem evitar o consumo excessivo de chás da fruta, uma vez que isso pode acarretar em uma ação inibitória dos remédios. Os resultados foram liberados por estudos realizados nos Estados Unidos.

Diversos meios de comunicação divulgaram que a fruta é capaz de estimular o metabolismo e melhorar o rendimento durante a prática de exercícios físicos, contribuindo assim para a perda de peso. Mas atenção, ele possui alto teor calórico, são cerca de 256 kcal para cada 100g da fruta desidratada. Para obter-se a saciedade, é necessário um consumo de maiores quantidades. Desse modo, ele não é a melhor opção para aqueles que desejam emagrecer.

A seguir listamos alguns benefícios comprovados e oferecidos pela fruta:

1Protege a pele:

Goji Berry Protecao da Pele Fruta Goji Berry tem ação antioxidante, mas não ajuda a emagrecer Vida Sim

Pesquisas realizadas pela Universidade de Sidney mostram que o goji berry possui ação fotoprotetora. A presença de betacarotenos ajuda na proteção aos riscos oferecidos pelos raios solares.


2Ação anticancerígena:

Goji Berry Ação Anticancerígena Fruta Goji Berry tem ação antioxidante, mas não ajuda a emagrecer Vida Sim

O Journal of the American College of Agriculture expôs os resultados de uma pesquisa realizada no ano de 2012, a qual sugeria que a proliferação de células HeLa ( tipo de células cancerígenas) por indução de morte celular, poderiam ser inibidas em virtude de polissacarídeos presentes na fruta. A prevenção do câncer estaria associada ao poder antioxidante dos polifenóis, mostrando resultados principalmente no câncer de cólon e de útero.


3Protege o cérebro:

Goji Berry Cérebro Fruta Goji Berry tem ação antioxidante, mas não ajuda a emagrecer Vida Sim

A síntese de hormônios e o bom funcionamento do cérebro são essenciais para a saúde do sistema nervoso. O goji berry possui ácidos graxos essenciais que ajudam nessas tarefas. A prevenção de problemas neurológicos é contribuição da forte ação antioxidante e das vitaminas do complexo B que a fruta oferece.


4Melhora o sistema imunológico:

Goji Berry Sistema Imunológico Fruta Goji Berry tem ação antioxidante, mas não ajuda a emagrecer Vida Sim

Os glóbulos brancos são células que fazem parte do sistema imunológico, eles têm como função combater os microrganismos e corpos estranhos que penetram no nosso corpo. A grande quantidade de vitamina C presente na fruta está associada ao aumento da produção desse tipo de células e dos níveis de anticorpos. Contribuindo assim, para o fortalecimento do sistema imunológico e o afastamento de possíveis doenças.


5Melhora a visão:

Goji Berry Visão Fruta Goji Berry tem ação antioxidante, mas não ajuda a emagrecer Vida Sim

A saúde da visão está diretamente associada à presença de carotenoides, uma vez que estes nutrientes atuam auxiliando e prevenindo. O fruto é fonte destes nutrientes e também de zeaxantinas, as quais melhoram a função da retina.


6Previne doenças cardiovasculares:

Goji Berry Doenças Cardiovasculares Fruta Goji Berry tem ação antioxidante, mas não ajuda a emagrecer Vida Sim

O consumo de goji berry diminui o risco de doenças cardiovasculares, uma que vez as vitaminas C, E e A presentes no fruto, atuam com ação antioxidante, a qual aumenta a oxidação do colesterol ruim, diminuindo assim, o LDL. Esses resultados foram publicados na Nutrition Research no ano de 2009.


7Proporciona o bem-estar:

Goji Berry Bem Estar Fruta Goji Berry tem ação antioxidante, mas não ajuda a emagrecer Vida Sim

A serotonina é um neurotransmissor responsável por nos proporcionar o bem-estar. O goji berry possui a vitamina B6, a qual nesse caso, tem como função principal a produção de alguns neurotransmissores, dentre eles, o aqui citado.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas