Esclarecendo pontos importantes sobre a dengue Vida Sim

Muito em pauta nos últimos anos no Brasil, a dengue se caracteriza como uma doença causada por um vírus, transmitido pelo vetor Aedes aegypti. Seus principais sintomas são a febre de início súbito e aparentemente sem uma causa aparente, dores de cabeça, dores no corpo – nos músculos e articulações e erupções na pele.

Seus sintomas no organismo geralmente têm duração aproximada de 5 a 7 dias. Entretanto, o quadro pode se agravar em algumas pessoas, desenvolvendo a chamada dengue hemorrágica – estágio da doença que pode acarretar em disfunções de órgãos e sangramentos internos de grande gravidade, podendo até levar o paciente ao óbito.

Campanhas preventivas e informativas têm sido realizadas de forma ostensiva, buscando – por meio da conscientização da população, diminuir a incidência de ambientes favoráveis à proliferação das larvas do mosquito como forma para redução dos casos.

Certamente dados como esse não devem ser novidades para você, mas você realmente está bem esclarecido em relação a essa doença? Responda as perguntas abaixo:

1 – Os mosquitos da dengue picam somente durante o dia



O Aedes aegypti, ao contrário dos mosquitos comuns, pica no início do dia ou no fim da tarde. A concentração de maior atividade dos mosquitos está nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde.

Porém, mesmo em outros horários, picadas podem ocorrer, seja dentro ou fora de casa.


2 – Existe uma vacina para prevenir a dengue?



Até agora não existe uma vacina para proteger contra a dengue.

Existem alguns progressos recentes no campo do desenvolvimento desse tipo de vacina, mas tudo ainda está em fase de testes sem previsões concretas para sua utilização.


3 – A dengue só ocorre em países tropicais



A dengue está presente principalmente em países da África, América Latina, Central e Ásia.

Entretanto, com o intenso tráfego aéreo internacional, não só o número de casos de dengue está aumentando, como a doença agora tem rapidamente se disseminado para novas áreas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) catalogou a dengue como uma das novas pandemias globais emergente dos últimos 10 anos. A ameaça de um possível surto de dengue agora existe até mesmo na Europa e a transmissão local da dengue foi relatada pela primeira vez em França e na Croácia em 2010.


4 – Se você já teve dengue apresentando febre, estará imune a ter outra vez



Não exatamente. O vírus da dengue possui quatro tipos distintos, sendo eles DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

Cada episódio de infecção vai lhe dar uma imunidade protetora ao longo da vida para o mesmo sorotipo, mas a proteção é temporária e incompleta contra a incidência de infecção subsequente pelos outros três sorotipos.


5 – Deve-se usar antibióticos no tratamento contra a dengue



Como a dengue é uma doença viral, o uso de antibióticos é ineficiente em seu tratamento.

Atualmente, não existem medicamentos antivirais específicos que combatam ou tratem a dengue.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas