Entenda por que as salsichas fazem tão mal para a saúde Vida Sim

Sabemos o quanto é difícil resistir a um saboroso cachorro quente. Eles podem ser deliciosos, mas não deixam de ser perigosos para a nossa saúde. Conheça os verdadeiros motivos pelos quais você deve cortá-la da sua alimentação.

As salsichas sempre foram reconhecidas por não serem alimentos saudáveis. Muitos profissionais alertam que elas são grandes vilãs para o nosso corpo. Mas os que as torna tão perigosas para a nossa saúde? Isso significa que devemos excluir as salsichas da nossa alimentação?

Os principais motivos da preocupação chamados de nitritos e nitratos. Estes elementos, podem se transformar em compostos causadores de cânceres quando ingeridos. De acordo com o “Cancer Research”, os nitritos e nitratos são elementos naturalmente encontrados em carnes vermelhas, mas muitas vezes também são acrescentados durante a fabricação de carnes em conserva, como é o caso das salsichas.

Estudos revelam ainda que o consumo regular de carne processada aumenta os riscos de uma morte prematura.

Mas estes não são os únicos problemas. Toda carne vermelha contém uma pigmentação de cor avermelhada chamada de “haems”. Este pigmento, além de prejudicar e causar irritabilidade das células que revestem o intestino, também favorece a formação de compostos nitrosos.

A combinação destes elementos, somados ao elevado teor de sal e gorduras das salsichas, aumenta ainda mais o risco de desenvolvimento do câncer.

Caras ou baratas, a dica dos profissionais da saúde é que você reduza ao máximo o consumo delas. Segundo especialistas, não se trata da baixa qualidade do alimento, o problema maior é o que foi adicionado à receita.

Como consumir uma salsicha mais saudável?

A principal dica está na escolha. Prefira salsichas frescas, e, verifique com atenção a lista de ingredientes – neste caso, quanto menos, melhor. As salsichas contêm, em média, pelo menos 70% de carnes em sua composição.

Algumas marcas acrescentam cereais, legumes e frutas (como maçã e o alho-poró) na receita para alteração do sabor. Compare as informações nutricionais e procure por menores concentrações de gorduras saturadas e pelo menor teor de sal.

Conheça mais sobre o processo de produção das salsichas:


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas