Cuidados com a saúde para não estragar a festa do carnaval Vida Sim

O carnaval começa oficialmente no dia 14 d de fevereiro, mas o clima já é de festa.

Já definiu a programação da festa? E os cuidados com a saúde?

Saiba quais são os cuidados para evitar que a festa se transforme em um problema.

Hidratação

A festa ocorre no verão, e por isso, é preciso ter cuidado maior com a hidratação. Para diminuir os efeitos do calor e manter o corpo hidratado, beba muita água, sucos e água de coco. As bebidas alcoólicas não hidratam o organismo, muito pelo contrário. O álcool tem função diurética, que estimula o organismo a eliminar água pela urina. Além do risco de desidratação, o consumo exagerado de álcool pode trazer ainda mais problemas. Portanto, tenha cautela e beba moderadamente e, se beber não dirija!

Proteção solar

Não se esqueça de usar o protetor solar no rosto e no corpo. Vale, também, usar óculos escuros e chapéus. Além disso, prefira roupas leves e confortáveis.

Cuidado com os pés

Para pular o carnaval prefira sandálias baixas, tênis e não ande descalço. Se mesmo assim aparecerem bolhas nos pés ou quebra de unhas, não mexa e procure um posto médico para o tratamento adequado.

Alimentação

É preciso se alimentar bem para aguentar a maratona do carnaval. Evite os alimentos apimentados e gordurosos, prefira refeições leves, com proteínas e carboidratos, que proporcionam energia necessária para pular muito! Como nesta época do ano o número de intoxicação alimentar aumenta bastante, preste muita atenção com o que for comer na rua. Observe se os alimentos estão acondicionados adequadamente, em lugares próprios e com a higiene apropriada.

Doenças

O contatos íntimos, como o beijo, são portas de entrada para bactérias e vírus. Por isso, tenha cuidado com a transmissão de doenças como herpes, gripe e resfriados. E não se esqueça de usar camisinha! Além, da Aids, o uso de preservativo é a melhor forma de prevenção de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis, como a hepatite, e também é uma forma de evitar uma gravidez não planejada.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas