Cuidado, você pode estar mentalmente esgotado Vida Sim

Na atualidade, com a quantidade de trabalho, obrigações e tarefas do dia a dia, é comum que nos sintamos esgotados, irritados e desmotivados para fazer até mesmo aquilo que gostamos de fazer. Quem nunca teve dias em que nada parecia ser bom o suficiente, onde o mau humor tomou conta e a desmotivação era tão profunda que simplesmente fazer qualquer coisa virou em um grande martírio? A resposta positiva é unanime.

É preciso, porém, tomar bastante cuidado para não confundir o esgotamento mental com sintomas de depressão. Os sinais de esgotamento geralmente estão ligados com alguns problemas de concentração que se pode apresentar durante o dia, como esquecer coisas relativamente simples, ou simplesmente não conseguir prestar atenção, o que pode ser bastante perigoso e prejudicial.

Para ajudá-lo a identificar os sintomas de esgotamento mental, listamos uma série de fatores que você precisa saber para ajudar a si mesmo e as pessoas a sua volta:

Está com a imunidade baixa

Você vive estressado? vive nervoso com pressões diárias e não consegue relaxar? Cuidado! O stress é inimigo do sistema imunológico, e não estar bem mentalmente pode afetar diretamente na sua saúde física. Quando o sistema imunológico está em baixa, uma série de doenças podem se manifestar.


Você é perfeccionista

Pessoas que tendem a ser muito perfeccionistas estão sujeitas a terem maiores problemas de esgotamento do que pessoas mais relaxadas. Isso porque a energia gasta por elas com este tipo de coisa é muito maior do que a de quem consegue ser mais desapegado.


Você não descansa

Descansar das tarefas é crucial para prevenir possíveis sensações de esgotamento. É preciso que você tenha um tempo para si mesmo e se dê o prazer de fazer coisas que gosta, como dormir, fazer um exercício, sair com amigos.


Cobra muito de si mesmo

Cobrar-se exageradamente não ajuda em nada, bem pelo contrário, somente atrapalha. A pessoa que não tem auto confiança e não consegue ficar orgulhosa de nada que tenha feito acaba enterrando sua capacidade de viver novos desafios e prejudicando severamente sua autoestima.


Se sente exausto

Se você vive cansado, mesmo após descansar, é preciso avaliar o que está acontecendo. Estar constantemente exausto e sobrecarregado, todos os dias, é um dos principais indícios de que você está mentalmente esgotado.


Está fora de controle

Se você está se descontrolando facilmente, mesmo diante de problemas pequenos, é um sinal de que você precisa relaxar e avaliar as coisas a sua volta. Estressar- se com coisas irrelevantes é um indício de que você está momentaneamente incapaz de distinguir coisas mesquinhas de problemas realmente graves.


Falta de entusiasmo

Estar esgotado reflete no seu entusiasmo e motivação. A pessoa esgotada não consegue render nem mesmo fazendo aquilo que é prazeroso para ela.


Falta de recurso para trabalhar

Demandas muito altas no trabalho x falta de recursos suficientes para realizar um bom trabalho podem acabar influenciando diretamente na sua estabilidade emocional. Você acaba consumindo muita energia e não obtém o retorno desejado, o que pode acabar lhe frustrando e prejudicando seu rendimento.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas