Cuidado com alimentos saudáveis em excesso Vida Sim

Sim, você leu corretamente! Mesmo sendo considerados saudáveis, alguns tipos de alimentos podem ser perigosos quando consumidos em excesso. Descubra quais são eles:

Laranjas e tomates

Tomates Cuidado com alimentos saudáveis em excesso Vida Sim

Deliciosos e ácidos. É preciso ter cuidado com a quantidade de ingestão desses dois alimentos, pois quando em excesso, podem fazer com que os níveis de acidez aumentem. Consumir alimentos ricos em ácido podem te levar ao refluxo, ou piorá-lo – caso você já tenha.

E quando agravado, em decorrência do tempo, pode causar esôfago de barret, uma desordem nas células do revestimento inferior do esôfago.


Atum

Atum Cuidado com alimentos saudáveis em excesso Vida Sim

Esse peixe, muito conhecido e apreciado no mundo todo em geral pelo preparo de sushi e sashimi é extremamente saboroso. No entanto, seu consumo em grandes quantidades pode resultar em um nível de mercúrio perigoso, já que a presença da substância é maior no atum do que nos outros peixes.

O mercúrio fica acumulado nos rins e principalmente nos ossos, fígado, baço e tecido adiposo. Sob o excesso dessa substância no corpo, pode levar a problemas de visão, auditivo e da fala, falta de coordenação e fraqueza muscular.


Soja

Soja Cuidado com alimentos saudáveis em excesso Vida Sim

Esse grão é rico em proteínas e é a principal alternativa da substituição de carne para os vegetarianos. Mas, em contrapartida, a soja pode inibir a absorção de ferro.

Para pessoas que não consomem carne já é muito difícil manter os níveis de ferro suficientes no corpo, e quando ocorre uma inibição, isso pode ser muito perigoso, resultando em anemia.

Além disso, a soja contém compostos similares ao estrogênio, e seu consumo a longo prazo pode causar hiperplasia endometrial, uma proliferação do endométrio, conduzindo ao cancro uterino.


Espinafre

Espinafre Cuidado com alimentos saudáveis em excesso Vida Sim

Embora o espinafre seja cheio de ferro e excelente fonte de vitaminas A e B2, ele deve ser consumido com cautela. O espinafre contém oxálico, substância que produz um balanço negativo de cálcio e ferro e pode causar toxicidade nos rins.

Essa substância também já foi relacionada com sintomas como lesões corrosivas na boca e trato intestinal, hemorragias e cólica renal.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas