Contaminação de alimentos: o perigo mora ao lado Vida Sim

Os microrganismos prejudiciais à saúde podem ser encontrados em todos os lugares, até mesmo onde não imaginamos. Conheça alguns itens comuns em nosso dia-a-dia que podem oferecer grandes riscos à saúde.

Gelo

Em pesquisa recente, elaborada pela Associação Brasileira de Alumínio (Abal), foi comprovado que o gelo utilizado para o resfriamento das bebidas, e manipulado pelos vendedores, é a principal causa de contaminação externa das embalagens e latas. O que mais despertou a atenção de infectologistas neste teste foi a presença de outras sérias ameaças, como o vírus da hepatite A.

O perigo não está somente na rua – o padrão de contaminação é provavelmente encontrado na indústria hoteleira inteira. O gelo sujo é servido em bares, hotéis, restaurantes e cafeterias, colocando a saúde dos clientes em risco. Bactérias encontradas nas mãos, incluindo alguns associados que não às lavam adequadamente após ir ao banheiro, são habitualmente encontradas em análises realizadas. Testes em gelo, máquinas de gelo e utensílios relacionados, constatam a evidente de falta de higiene.

Carnes

Carne bovina, suína e de aves: as carnes são contaminadas com níveis mais elevados de pesticidas do que qualquer alimento. Muitos pesticidas químicos são solúveis em gordura e acumulam-se no tecido gorduroso dos animais. Antibióticos, medicamentos e hormônios são um padrão na criação de animais, os quais se acumulam e são repassados para os consumidores também.

Espinafre e outras verduras

O espinafre é o vegetal mais frequentemente contaminado com pesticidas potentes utilizados em alimentos. Foram encontrados em 83% dos espinafres cultivados níveis perigosos de, pelo menos, alguns dos 36 pesticidas químicos.

Açaí

Açaí é o fruto de uma palmeira tipicamente tropical, que é esmagado para produzir uma pasta ou bebida. A maioria da população amazônica consome suco de açaí diariamente, e a bebida está conquistando cada vez mais o mercado internacional.

Mas a falta de higiene no preparo da pasta de açaí pode acarretar em graves complicações, como o caso do mal de Chagas. A transmissão oral de Trypanosoma cruzi (protozoário causador da doença) ocorre por meio do consumo de alimentos contaminados com fezes de insetos triatomíneos, conhecidos como “barbeiros”.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas