Conheça 9 alimentos que ajudam a controlar a diabetes Vida Sim

O pâncreas é o responsável pela produção da insulina, hormônio cuja função é quebrar as moléculas de glicose, para assim transformá-las em energia que será aproveitada pelas células. Quando existe interferência no metabolismo da glicose, temos a Diabetes Melittus, originada pela ausência ou a má absorção da insulina. Diante disso, podemos identificar alguns tipos como, a diabetes tipo I, diabetes tipo II, diabetes gestacional, e diabetes associadas a outras patologias.

Diversos são os fatores de risco, dentre eles podemos citar, obesidade, hipertensão, hereditariedade, colesterol e triglicérides alto, falta de exercícios, entre outros. De maneira direta, esses fatores estão estritamente relacionados aos hábitos alimentares. Para ficar longe não apenas da diabetes, mas de diversas outras doenças, é essencial manter um estilo de vida saudável e uma dieta balanceada – especialmente rica em fibras, o que atua de modo excelente no controle e prevenção da diabetes.

Todos os alimentos que serão citados adiante possuem baixo índice glicêmico, representado pela velocidade com que a glicose penetra no organismo. Já os de alto índice glicêmico são retratados por aqueles alimentos que são digeridos de maneira acelerada, aumentando a quantidade açúcar no sangue e, consequentemente, ampliando a necessidade de liberar maiores quantidades de insulina para que a glicemia seja normalizada.

Veja a seguir uma lista com 9 alimentos que ajudam no combate e na prevenção contra o diabetes:

1 – Linhaça e chia:

Conheça nove alimentos que ajudam a controlar a diabetes Vida Sim

Esses alimentos contribuem para a prevenção e para o controle da diabetes pois possuem fibras solúveis em sua composição.

Assim como todos os alimentos ricos em fibras, eles contribuem para a redução da absorção do açúcar pelo intestino. A linhaça ainda auxilia no bom funcionamento do intestino (devido à presença de fibras lignanas) e para a obtenção de uma pele mais saudável.

Já a chia é rica em vitaminas do complexo B e de inúmeros minerais, contribuindo também para portadores de osteopenia, osteoporose, e obesidade. Auxilia ainda na redução de radicais livres, atuando contra o envelhecimento celular, na ajuda do funcionamento do intestino e no combate a doenças cardiovasculares. Ambas ainda possuem ômega 3 e ácidos graxos.


2 – Amêndoas:

Amêndoas Conheça nove alimentos que ajudam a controlar a diabetes Vida Sim

As amêndoas são excelentes para os portadores da diabetes, uma vez que em sua composição encontramos gorduras boas, como as monoinsaturadas e as poli-insaturadas.

Ela ainda possui boas quantias de magnésio que, de acordo com pesquisa publicada pela revista científica Diabetes Care, contribui para a redução do risco de diabetes tipo 2.

O estudo contou com a participação de mais de 500 mil pessoas e constatou que o ideal é consumir cerca de quatro unidades de amêndoas ao dia. Além disso, em casos de crises de glicose muito alta, a glicose será excretada na urina, juntamente com alguns nutrientes, como o magnésio. Por isso, consumí-las é uma ótima opção para repor essa substância no organismo.


3 – Farinhas funcionais:

Farinhas funcionais Conheça nove alimentos que ajudam a controlar a diabetes Vida Sim

Para quem não conhece, existem algumas farinhas que são conhecidas como farinhas funcionais. Podemos citar algumas, como a de berinjela, banana verde, amora, e coco. Elas não apenas são ajudam no controle da diabetes, como também contribuem para a sua prevenção.

O motivo é devido às elevadas quantias de fibras solúveis presente em suas composições. A presença dessas atua prevenindo os picos glicêmicos e, por conseguinte, a produção de insulina, os quais em maiores quantidades contribuem para a piora do quadro.


4 – Abacate:

Abacate Conheça nove alimentos que ajudam a controlar a diabetes Vida Sim

De acordo com uma pesquisa realizada pelo The American Journal of Clinical Nutrition, as gorduras monoinsaturadas são benéficas para aqueles portadores de diabetes tipo 1 e 2. Elas podem ser encontradas no abacate, que também conta com a presença das gorduras poli-insaturadas, ambas benéficas para o organismo, uma vez que auxiliam para a prevenção contra doenças cardiovasculares e também contribuem na resistência à insulina.

Além disso, o estudo ainda averiguou que tais gorduras colaboram para aumentar o HDL, o bom colesterol, e também para diminuir os níveis de LDL, ou seja, do colesterol nocivo ao organismo.

Vale ressaltar que a pesquisa ainda concluiu que o consumo moderado de gordura monoinsaturada não favorece o ganho de peso em pessoas com diabetes. Com isso, recomenda-se a ingestão de no máximo quatro colheres de sopa de abacate ao dia, já que este possui alto teor calórico.


5 – Iogurte sem gorduras:

Iogurte Conheça nove alimentos que ajudam a controlar a diabetes Vida Sim

Os iogurtes sem gordura possuem uma grande redução de gorduras saturadas em sua composição, a qual, em excesso contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, o que pode agravar o quadro clínico do portador de diabetes.

Além disso, outro benefício proveniente desse alimento é a presença de quantidades elevadas de cálcio. Nutriente que, em deficiência, contribui para o acúmulo de gorduras. Vale ressaltar que ele é de suma importância para a manutenção dos ossos e dentes.


6 – Batata yacon:

Batatas Yacon Conheça nove alimentos que ajudam a controlar a diabetes Vida Sim

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Franca (UNIFRAN), a batata yacon é rica em frutooligossacárico, carboidrato que age no organismo, de modo próximo ao das fibras.

As moléculas desse carboidrato são de difícil quebra, tornando a absorção mais lenta e contribuindo assim, para o controle da glicemia em vítimas de diabetes tipo 2.


7 – Peixes de águas profundas e frias:

Peixes de águas frias e profundas como a sardinha, o salmão, atum, a cavalinha entre outros, são ricos em ômega 3.

Entre os benefícios mais reconhecidos dessa gordura poli-insaturada, podemos citar a proteção da saúde cardiovascular e cerebral. Porém, ainda contribui para a diminuição do colesterol, regulação da pressão arterial, melhora da visão, combate a depressão e obesidade.

De acordo com um estudo publicado pela Universidade de Harvard, o ômega 3 previne o diabetes tipo 2, uma vez que ele aumenta os níveis da adiponectina, um hormônio benéfico em processos que afetam o metabolismo, como por exemplo, a regulação de açúcar no sangue e processos inflamatórios. Acreditam que isto ocorre, pois o aumento de ácidos graxos nas células dos músculos esqueléticos melhora a sensibilidade à insulina.

Outra pesquisa, realizada pela Universidade de Valência na Espanha, realizou um experimento envolvendo 945 pessoas, com idades entre 55 e 80 anos e com alto risco cardiovascular. O intuito era analisar o consumo de carne e peixe entre elas. Constatou-se que a menor incidência de diabetes tipo 2 e a diminuição da concentração de glicose está associada ao consumo de peixe ricos em ômega 3.


8 – Leguminosas:

Leguminosas Conheça nove alimentos que ajudam a controlar a diabetes Vida Sim

O consumo de leguminosas contribuirá para diminuir a velocidade com que a glicose é absorvida pelo organismo além de serem boas fontes de proteínas. Isto ocorre em virtude da presença de fibras, e algumas opções são feijão, grão de bico, ervilha, e lentilha. O consumo ideal é de até duas porções diárias.


9 – Aveia:

9 excelentes razões para consumir aveia Vida Sim

Assim como alguns outros alimentos aqui já citados, a aveia é rica em fibras solúveis, o que contribui para diminuir a velocidade de absorção da glicose, evitando assim os picos.

Uma pesquisa publicada pelo Journal of The American Board of Family Medicine, reforçou essa ideia. Eles revisaram quinze estudos e chegaram a conclusão que a ingestão de alimentos ricos em fibras por portadores do diabetes tipo 2 é benéfico a saúde. Além disso, aqueles que não possuem a doença também são beneficiados, pois elas ajudam na prevenção contra a doença, além de proporcionar a saciedade. O ideal é consumir quatro colheres de sopa de aveia diariamente.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas