Conheça 5 alimentos falsos que estão enganando muitos consumidores - Chocolate

A economia mudou e os preços dos ingredientes também. Segundo professora da Universidade Tecnológica do Paraná, este é o principal fator para a substituição dos alimentos.

Veja alguns artifícios que empresas e indústrias usam para substituir ingredientes em busca de econimia dos custos

Cholocate com pouco cacau

Conheça 5 alimentos falsos que estão enganando muitos consumidores - Chocolate

Em uma pesquisa divulgada este ano pelo Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) foi constatado o baixo teor de cacau na maioria de chocolates produzidos no Brasil.
Segundo a ANVISA, para o produto ser categorizado como chocolate o produto deve possuir ao menos 25% de cacau em sua composição.

Sucos de água com acúcar

Conheça 5 alimentos falsos que estão enganando muitos consumidores - Sucos

Análises em diferentes embalagens de sucos em caixinha e sucos em pó revelaram que as informações sobre o produto geram grande confusão em apresentar a composição do suco. Sucos de caixinha utilizam grandes proporções de água e açúcar para minimizar a percepção do consumidor em relação a baixa quantidade de polpa de fruta presente na composição. Os sucos em pó utilizam o mesmo artifício, porém, além da alta concentração de açúcar, as embalagens apresentam apenas 1% de polpa de fruta desidratada na sua composição.

Pipoca

Conheça 5 alimentos falsos que estão enganando muitos consumidores - Pipoca

O grande segredo do cheiro atrativo da pipoca nos cinemas não é mais a utilização de manteiga na composição, e sim, aromatizantes artificiais acrescentados à receita. A maioria dos cinemas substituiu a manteiga das pipocas pelo óleo de soja.

Kani

Conheça 5 alimentos falsos que estão enganando muitos consumidores - Kani Kama

Muitos consumidores de Kani acreditam que os bastões são feitos de carne processada de siri. Estes consumidores nunca devem ter lido as pequenas letras das embalagens. O Kani não apresenta carne de siri em sua composição.
O Kani, na verdade, é feito com misturas processadas de peixes, que recebem tratamento com corantes e aromatizantes para imitar o sabor e a coloração da carne de siri.

Cereja em Calda

Conheça 5 alimentos falsos que estão enganando muitos consumidores - Cereja em Calda

Sabe a cereja que está sempre presente em bolos de confeitarias e em muitos sorvetes? Ela pode não ser realmente uma cereja.
Devido aos altos preços da cereja em calda no mercado, empresas desenvolveram bolinhas feitas com chuchu e aromatizantes similares aos originais para manter a tradição sem elevar os custos.


Veja também:

Glutamato monossódico: o sabor que mata


Glutamato monossódico: o sabor que mata Vida Sim

Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas