Cinco temperos que podem substituir o sal Vida Sim

O consumo em excesso do sal é principal responsável pelo aumento da pressão arterial e problemas de saúde, como a hipertensão. Mas o sal não é inimigo da nossa saúde. A forma como usamos o sal no preparo dos alimentos que está errada.

De acordo com o Ministério da Saúde, a hipertensão é responsável por 80% dos acidentes vasculares cerebrais que ocorrem no Brasil, 50% dos infartos, e 25% dos casos de insuficiência renal. A hipertensão é preocupante no mundo todo. Segundo pesquisa realizada pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, um em cada cinco jovens adultos do país já é hipertenso. Cardiologistas orientam que a diminuição do consumo de sal é a medida mais eficiente para diminuir a pressão arterial.

Mas é possível reduzir o sal sem afetar o sabor dos alimentos?

Os franceses são conhecidos pela preparação dos melhores pratos e usam muito pouco sal no preparo, pois são utilizadas várias técnicas para a construção do sabor dos alimentos. O uso de ervas frescas e temperos moídos na hora são alguns dos grandes segredos da alta gastronomia francesa – pois o frescor garante o verdadeiro aroma e perfume dos temperos, ao contrário de temperos já moídos.

Conheça cinco temperos que podem melhorar o sabor dos alimentos, sem aumentar a quantidade de sal no preparo.

1 – Alho e cebola

Cinco temperos que podem substituir o sal Vida Sim

A cebola necessita de um tempo muito maior para o cozimento, ao contrário do alho. Como a cebola tem muita acidez, o ideal é picá-la com uma faca bem afiada, esquentar a panela com um fio de óleo e, então, acrescentar a cebola. O alho somente deve ser adicionado quando a cebola já estiver transparente. Acrescentar o alho e a cebola juntos, fará com que o alho queime e que o prato fique com sabor amargo – o que geralmente é corrigido com mais sal, prejudicando a saúde de quem vai comer.

2 – Alecrim

alecrim Cinco temperos que podem substituir o sal Vida Sim

O sabor intenso é uma marca registrada da erva, e por isso a quantidade deve ser moderada. O vapor irá dar o sabor ao alimento, por isso, o ramo não precisa permanecer no prato após o preparo.

3 – Cominho

cominho alecrim Cinco temperos que podem substituir o sal Vida Sim

Muito utilizado para realçar o sabor dos alimentos, como feijão e vegetais, o cominho também é um tempero intenso que necessita cuidado na quantidade. Meia colher de chá é suficiente para uma preparação simples.

4 – Louro

louro Cinco temperos que podem substituir o sal Vida Sim

Tempero versátil que pode ser usado para temperar carnes, ensopados e feijão. Uma folha de louro já é o bastante complementa o sabor do prato.

5 – Pimenta da Jamaica

pimenta da jamaica Cinco temperos que podem substituir o sal Vida Sim

Facilmente encontrada em Mercados Públicos, a pimenta não é nada forte e proporciona um maravilhoso sabor ao prato.
Um guisado, por exemplo, fica espetacular com essa pimenta. Para garantir o melhor sabor do tempero, o ideal é moer na hora. A primeira dica é usar a ponta dos dedos para salpicar o sal nos pratos, e não uma colher, pois assim temos um maior controle da quantidade que estamos colocando. Aromatizar o sal com temperos pode ser também uma ótima maneira para reduzir a quantidade na comida.

Já para substituir o sal na salada, temos outra receita: Misture uma colher de sopa de suco e laranja, limão o bergamota e mais três colheres de azeite de oliva extra virgem. Juntos, os ingredientes formam um creme muito saboroso para dar aquele toque especial na salada.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas