Cardíacos não sabem quais alimentos fazem bem para o coração Vida Sim

Uma pesquisa realizada no Hospital Dante Pazzanese, na cidade São Paulo, entrevistou cerca de 50 pacientes cardíacos para saber se eles conheciam os alimentos que contribuem para a boa saúde do coração. O resultado obtido foi que a maioria – além de desconhecê-los, não sabe quais os benefícios que os mesmos apresentam e a quantidade diária recomendada para a ingestão.

O levantamento ainda informou que os alimentos cardioprotetores mais consumidos pelos pacientes foram: azeite (87,23%), alho (82,98%), linhaça (76,60%), produtos integrais (72,34%) e aveia (70,21%).

Mas a lista completa vai além desses alimentos. Há outros que são excelentes fontes de nutrientes benéficos ao coração. Eles são ricos em substâncias antioxidantes, fibras e gorduras monoinsaturadas ou poli-insaturadas. Sua ingestão contribui para o aumento do bom colesterol, o HDL, e a redução dos níveis de colesterol ruim, o LDL. Além disso, ainda auxiliam na redução da pressão arterial e do triglicérides.

Confira a seguir alguns desses alimentos:

1 – Banana

Banana Cardíacos não sabem quais alimentos que fazem bem para o coração Vida Sim

A banana é excelente fonte de fibras solúveis e de potássio, mineral o qual contribui na proteção e no bom funcionamento da função muscular cardíaca.


2 – Peixes

Peixes Cardíacos não sabem quais alimentos que fazem bem para o coração Vida Sim

Altamente recomendado o consumo de peixes de águas salgadas profundas como sardinha, anchova, truta, atum e salmão.

Eles são excelentes fontes de ômega 3, gordura saudável que auxilia na redução do mau colesterol.

A quantidade ideal seria consumí-los ao menos três vezes durante a semana.


3 – Alho

Alho Cardíacos não sabem quais alimentos que fazem bem para o coração Vida Sim

O alho é rico em duas substâncias denominadas alicina e ajoene, responsáveis por fluidificar o sangue, diminuindo assim, a pressão arterial e dificultando a coagulação sanguínea.

De acordo com estudos, o consumo diário ideal é de cerca de 20g de alho cru, uma vez que o calor do cozimento destrói deus princípios ativos.


4 – Vinho tinto e suco de uva natural

Vinho Cardíacos não sabem quais alimentos que fazem bem para o coração Vida Sim

O recomendado é consumir uma taça de vinho tinto por dia. Esse tipo de bebida é rica em resveratrol, substância antioxidante a qual previne o mau colesterol e o envelhecimento das células, diminuindo assim os riscos de doenças cardiovasculares.


5 – Tomate

Tomate Cardíacos não sabem quais alimentos que fazem bem para o coração Vida Sim

Ele é rico em licopeno, substância antioxidante que está presente também na melancia, beterraba, pimentão, e goiaba, oferecendo como característica a esses alimentos a cor avermelhada.

Contribuem para a prevenção de doenças cardiovasculares.


6 – Castanhas

Castanhas Cardíacos não sabem quais alimentos que fazem bem para o coração Vida Sim

Castanhas como as amêndoas, nozes, castanha-do-brasil, avelãs, amendoim e macadâmias, são ricas em gorduras poli-insaturadas e possuem elevadas quantidades de fibras, proteínas, cálcio, selênio, ferro, cálcio, potássio, zinco, vitamina E, ácido fólico e magnésio, tornando-se assim excelentes aliadas do coração.

Vale lembrar que não devem ser consumidas em excesso, uma vez que apresentam elevado teor calórico, sendo assim, a quantidade ideal para consumo diário é de seis unidades ao dia.


7 – Azeite

Azeite Cardíacos não sabem quais alimentos que fazem bem para o coração Vida Sim

A sua maior contribuição para o coração é sua capacidade de diminuir o mau colesterol e aumentar o bom.

Isso decorre da presença de gordura monoinsaturada, das vitaminas – em especial a E, e dos compostos antioxidantes como os polifenóis presentes em sua composição.

Vale ressaltar que na hora das compras, prefira a versão extravirgem, pois esta é mais pura e garante todos os nutrientes.


8 – Chocolate

Chocolate Cardíacos não sabem quais alimentos que fazem bem para o coração Vida Sim

Os chocolates ajudam a proteger os vasos sanguíneos e promovem a saúde do coração, uma vez que são ricos em flavonoides e ácido gálico.

Mas é preciso ficar atento que para obter tais efeitos devem ser consumidos os amargos, uma vez que chocolates ao leite ou brancos não apresentam os mesmo benefícios.


9 – Aveia

Aveia Cardíacos não sabem quais alimentos que fazem bem para o coração Vida Sim

Por ser rica em fibras solúveis, a aveia garante ao organismo uma sensação de saciedade, além de ajudar a reduzir os níveis de colesterol.


10 – Soja, feijão, lentilha, grão de bico

Grãos Cardíacos não sabem quais alimentos que fazem bem para o coração Vida Sim

Esses alimentos auxiliam na redução do colesterol, uma vez que são ricos em proteínas, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.

Além disso, ajudam a diminuir a absorção de açúcar.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas