Câncer de pênis, uma ameaça que pode ser evitada Vida Sim

Responsável por uma taxa de 1.000 amputamentos por ano no Brasil, o câncer de pênis é um tipo de câncer altamente relacionado com hábitos de higiene e comportamento sexual – mas que pode ter tratamento e cura, dependendendo do estágio em que se encontra.

Saiba mais sobre o câncer de pênis

O câncer de pênis é um tumor maligno que se desenvolve nas células do tecido do pênis e atinge em sua maioria, homens com mais de 50 anos.

Os fatores de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer incluem:

- Vírus do papiloma humano (HPV);
- Não ser circuncidado;
- Ter 50 anos de idade ou mais;
- Fimose;
- Falta de higiene;
- Grande quantidade de parceiros sexuais;
- Uso de tabaco.

Sinais e sintomas

Os sinais mais frequentes incluem: feridas, vermelhidão, irritação, corrimento, sangramento, ou um nódulo no pênis. Nos casos mais comuns da doença, os sinais são indolores e aparecem na pele do pênis, como mudança de cor, engrossamento da pele e uma protuberância de tecido na região genital.

Se além desses sinais, existir também a presença de uma secreção branca, as possibilidades de desenvolvimento do câncer de pênis são ainda maiores. Para um diagnóstico preciso do caso, o paciente deverá realizar uma biópsia.

Tratamento

Após diagnosticado, testes são feitos para descobrir o estágio da doença, e se as células cancerosas se espalharam dentro do pênis ou para outras partes do corpo. Somente após estes testes o tratamento poderá ser planejado. É necessário diagnosticar e tratar a doença antes que o câncer se espalhe pelo corpo, provocando metástase, que leva à morte.

Os tratamentos para esse tipo de câncer incluem cirurgia, terapia de radiação e quimioterapia.

Os prognósticos e opções de tratamento dependerão do estágio de desenvolvimento do câncer, da localização e do tamanho do tumor, como também do histórico do paciente, em casos de retorno da doença.

É possível prevenir?

As grandes variações nas taxas de câncer de pênis em todo o mundo sugerem que o câncer de pênis é uma doença evitável. A falta de higiene da região genital é a principal causa do aparecimento da doença, seguida pela infecção pelo vírus HPV.

É possível evitar o de câncer de pênis reduzindo fatores de risco conhecidos:

A circuncisão tem sido sugerida como uma forma de prevenir câncer de pênis. Aqueles que não são circuncisados também pode diminuir o risco desse tipo de câncer, praticando uma boa higiene.

Use sempre camisinha nas relações sexuais;
Vacine-se contra o HPV;
Não fumar – O tabagismo também aumenta o risco de câncer de pênis, não fumar pode não só reduzir esse risco, como também o aparecimento de outras doenças.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas