Aprenda como corrigir os maus hábitos alimentares Vida Sim

Alguns hábitos alimentares que praticamos podem ser prejudiciais sem que a gente perceba. Problemas de ordem digestiva, além do indesejado aumento de peso são apenas alguns dos problemas que você pode desenvolver.

Saiba como você pode corrigir esses hábitos:

Você come de acordo com o seu humor?

Pode ser reconfortante no momento, mas quem alimenta seus medos e frustrações em vez de confrontá-los pode levar um ciclo de mais mau humor, assim como o ganho de peso constante.

Muitas pessoas recorrem aos hidratos de carbono em particular, que acabam por produzir o triptofano, um tipo de aminoácido que é utilizado pelo cérebro para a fabricação de serotonina.

Como corrigir:

Pare para pensar sobre o que está incomodando antes de abrir o armário ou a geladeira. Procure encarar a alimentação de forma racional, pensando na real alimentação de seu organismo. Não deixe que a emoção tome conta de suas decisões.

Em seguida, tente um mudança de humor sem reforços alimentares, tais como uma caminhada, ver um filme, ou chamar um amigo para sair. Ao comer carboidratos, opte por um tratamento de grãos inteiros. Pelo menos assim você terá uma alimentação mais rica em fibras e com menos açúcar.


Você come corretamente na semana, e estraga a dieta no final de semana?

Essa atitude é uma das mais comuns. Durante a semana a alimentação é realizada com todos os cuidados necessários, mas basta chegar o final de semana pra tudo mudar da água para o vinho.

Como corrigir:

Se estiver uma festa ou mesmo em uma grande confraternização no final de semana, vale a pena criar estratégias.
Coma uma pequena refeição antes de sair para ajudar a ter mais auto-controle, o que também auxilia na hora de segurar e limitar a ingestão de álcool, que também é também é altamente calórico.


Todas as suas refeições vem em latas, sacos ou caixas?

Alimentos embalados como sopas, pratos congelados, misturas de arroz, entre outros podem ser fontes sorrateiras de gorduras, açúcar, sal e calorias em excesso.

Mesmo uma lata de sopa de baixo teor de gordura pode conter mais de metade da quantidade de sódio indicada para consumo por dia.

Como corrigir:

Não se sinta culpado por depender de alimentos embalados, o importante é começar a mudar esse hábito. Pra isso, os cuidados e atenção na hora de escolhê-los é de grande importância.

Versões com menor teor de sódio podem fornecer uma boa alimentação. Compare os rótulos para encontrar os mais saudáveis, ou seja, aqueles que possuem um teor mais elevado em fibras e com baixa quantidade de sal e dê preferência aos que possuem grãos integrais e são ricos em legumes.


Você come muito rápido?

Comer muito rápido pode causar grandes problemas de estômago ao longo do tempo. A pessoa acaba por engolir ar em excesso, o que pode levar ao inchaço. As chances de não pode estar mastigando direito também só aumentam com a prática.

Vale lembrar que a saliva age como uma primeira etapa digestiva, ou seja, começa a quebrar o alimento por baixo, e quanto menor o tempo na boca, mais trabalho é deixado para o resto do trato digestivo, o que pode contribuir para a indigestão.

Finalmente, a velocidade na alimentação não dá o tempo cérebro para recuperar o atraso para o estômago: ele precisa de pelo menos 20 minutos para chegar a mensagem de que o estômago está cheio.

Como corrigir:

Não tenha pressa. Escolha alimentos que você tem que colocar em um prato e comer com utensílios, como saladas, por exemplo. Pause muitas vezes, e beba água durante todas refeições.


Você pula o café da manhã?

Fazendo isso você provavelmente terá uma manhã ruim, bem como uma maior chance de excessos mais tarde. O açúcar no sangue geralmente cai durante a noite para que o seu cérebro esteja funcionando em vazio até que você coma de manhã.

Estudos demonstram que habilidades cognitivas e de memória melhoram uma vez que você alimenta seu cérebro pela manhã.

Como corrigir:

Não pule o café da manhã. Procure realizar uma refeição de ao menos 250 a 400 calorias. Além disso, inclua pelo menos uma porção de grãos integrais, uma fonte de proteína e uma porção de frutas.

Se você tem habitualmente um tempo curto, uma dica é manter pacotes de aveia no trabalho ou encontrar um lugar para comer antes de chegar ao trabalho.


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