Alimentos que melhoram a saúde dos ossos Vida Sim

Para mantermos a boa saúde dos ossos, é essencial o consumo de cálcio, juntamente com a ingestão de doses diárias de magnésio e vitaminas D e K, além de outros nutrientes.

Configuram-se como uma das mais importantes estruturas do nosso corpo, pois ajudam na proteção dos órgãos e nos fornecem mobilidade. Conservá-los, é primordial para a obtenção de uma qualidade de vida tanto no presente, quanto no futuro. Isto, em virtude de doenças que podem desencadear-se devido à ausência desse mineral em nosso organismo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Osteoporose, cerca de 5,5 milhões de brasileiros sofrem dessa doença, a qual é responsável por deixar os ossos menos densos, tornando-os mais frágeis e vulneráveis a fraturas. A perda de massa óssea, é um problema que cada vez mais atinge os cidadãos, por isso, é importante ficar atento e manter uma alimentação saudável, a qual englobe níveis adequados dessas substâncias para assim, obter-se o bom desenvolvimento da estrutura óssea.

A seguir preparamos uma lista de alimentos que ajudam a melhorar a saúde dos ossos:

1Tomate:

Tomates Alimentos que melhoram a saúde dos ossos Vida Sim

O tomate apresenta inúmeros benefícios para o nosso organismo, uma vez que é rico em minerais, como o magnésio, manganês, fósforo e potássio. Juntamente com esses componentes, a quantidade de vitamina K presente em sua composição, fornece ao nosso organismo um elemento fundamental para a absorção do cálcio, importante para a formação dos ossos.

Além disso, a quantidade de antioxidantes presentes nesse alimento, em especial o licopeno, colabora para a prevenção contra a aparição de vários tipos de câncer, ajuda no combate aos radicais livres, responsáveis por causar o envelhecimento prematuro da pele e atuam na proteção do coração, favorecendo a redução do colesterol.


2Linhaça:

Linhaça Alimentos que melhoram a saúde dos ossos Vida Sim

A linhaça é uma excelente aliada à saúde, uma vez que, além de seus nutrientes básicos, ela ainda possui componentes que podem ajudar a diminuir os riscos provenientes de algumas doenças, podendo assim, ser considerada um alimento funcional.

A fixação de cálcio nos ossos pode ser interferida quando há um consumo excessivo de sódio. Para protegê-los dessas perdas, o consumo regular de linhaça é uma boa opção. Esta colabora no funcionamento dos rins, auxiliando-os na excreção de água e sódio.

Ela, ainda é rica em ácidos graxos como o ômega 3, caracterizado como gordura boa, ele atua aumentando a densidade dos ossos, além de possuir ação antioxidante e contribuir para um bom funcionamento do organismo.


3Leite:

Leite Alimentos que melhoram a saúde dos ossos Vida Sim

O leite é considerado um alimento completo, e recomendando para ingestão durante todas as fases da vida. Nele, encontramos a maior quantidade de cálcio, o qual é importante para o desenvolvimento do sistema esquelético.

Além disso, ele é constituído por mais oito tipos de vitaminas e minerais essenciais ao organismo. O Ministério da Saúde, recomenda que seja consumido por adultos com menos de cinquenta anos o equivalente a 1000 mg de cálcio ao dia, adultos com idade superior a esta, devem ingerir 1200 mg.

Ele é eficaz no combate a osteoporose, doença que torna os ossos mais frágeis e sujeitos a múltiplas fraturas, pois o cálcio presente é de origem animal, sendo absorvido mais facilmente por nosso organismo.

Além disso, a presença de potássio no leite contribui para a formação dos músculos e tecidos que fazem ligamento entre os ossos.


4Derivados do leite:

Derivados do leite Alimentos que melhoram a saúde dos ossos Vida Sim

Algumas pessoas não gostam de beber leite, mas existem outros derivados que podem ser consumidos para que você não exclua o cálcio da dieta. Como exemplo, o queijo ou o iogurte.

Um copo deste, de 250 ml, possui aproximadamente a mesma quantidade de cálcio que um copo de leite. A vitamina D, que pode ser encontrada em alguns tipos de iogurte e contribui para a absorção do cálcio, estimulando o intestino a absorvê-lo, e auxiliando contra a eliminação do mesmo nos ossos.

Além disso, este alimento favorece o ganho de músculos, ajuda na eliminação da gordura corporal, na prevenção de doenças, no fortalecimento dos ossos e até na desintoxicação do corpo.


5Soja:

Soja Alimentos que melhoram a saúde dos ossos Vida Sim

A soja é excelente para a fortificação dos ossos e um bom desenvolvimento do sistema esquelético, pois é rica em cálcio e apresenta uma substância denominada isoflavona em sua composição.

Esta ajuda os ossos a absorver minerais e aumentar a densidade óssea, uma vez que possui estrutura muito parecida com o hormônio feminino estrógeno. Dessa maneira, é recomendável para mulheres em fase de menopausa.


6Salmão:

Salmão Alimentos que melhoram a saúde dos ossos Vida Sim

O ômega 3, é um ácido graxo, caracterizado como uma gordura boa, a qual não é produzida por nosso corpo. Porém, seu consumo é necessário para a manutenção de diversas funções em nosso organismo, acarretando para este, inúmeros benefícios.

Podemos encontrá-lo, por exemplo, em peixes, em especial, o salmão, o atum e a truta. A combinação de vitamina D, ômega 3 e cálcio presente nesses alimentos contribui para evitar a degeneração muscular e a perda de massa óssea, diminuindo assim, as chances de surgimento da osteoporose. Em relação à quantidade, duas porções por semana de um desses peixes, ajuda a diminuir os riscos vinculados a degeneração muscular.


7Vegetais:

Vegetais Alimentos que melhoram a saúde dos ossos Vida Sim

Os vegetais são repletos de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Por isso devem ser introduzidos em nosso cardápio, de forma que venham a ser consumidos diariamente.

Dentre os diversos benefícios oferecidos por eles, à fortificação dos ossos, pode ser relacionada à ingestão de vegetais, principalmente aqueles que apresentam a cor verde, como por exemplo, a couve, o brócolis, o espinafre, o agrião, entre outros, uma vez que esses são ricos em cálcio.

Justamente, por serem ricos nesse mineral, juntamente com a
vitamina D, a ingestão diária, contribui para aumentar a densidade óssea em até 3%. Os resultados foram obtidos atrás de pesquisas realizadas pela Universidade de Berna, na Suíça.


8Nozes:

Nozes Alimentos que melhoram a saúde dos ossos Vida Sim

Ela é rica em ômega 3 vegetal e o seu consumo é excelente para o processo de fortificação e para a saúde dos ossos, segundo pesquisas realizadas pela Universidade da Pensilvânia.

Não apenas as nozes, mas também uma variedade de castanhas, como por exemplo, amêndoas, pistache e amendoim, podem contribuir com benefícios perante o sistema ósseo.


8Sardinha:

Sardinha Alimentos que melhoram a saúde dos ossos Vida Sim

A vitamina D presente nesse alimento, ajuda os ossos no processo de absorção de cálcio. As elevadas quantidades dessa vitamina e desse mineral encontrados na sardinha contribuem para que nossos ossos fiquem mais fortes.

Além disso, encontramos em sua composição, fósforo e ômega 3. O primeiro é excelente no reforço do sistema ósseo, e o segundo, mediante estudos recentes, mostraram-se eficazes na estabilização do colágeno e minerais presente nos ossos e nos tecidos que o circundam, contribuindo assim, para a cartilagem das articulações. Um consumo ideal seria o equivalente a um prato com três sardinhas.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas