Achocolatado tem mais açúcar que refrigerante Vida Sim

Todos nós já sabemos que os refrigerantes são repletos de açúcar em sua composição. Mas será mesmo que eles são os maiores vilões?

Realizamos testes comparativos entre suco de laranja de caixinha, refrigerante de cola e achocolatado pronto para o consumo, e os resultados são alarmantes. O grande vilão da lista não é o refrigerante!

De acordo com as informações nutricionais das embalagens, o refrigerante possui 21g de açúcares em uma porção de 200ml, já o achocolatado pronto, possui 29 g de açúcares na mesma porção e o suco industrializado 25g.

O consumo de 1 copo de 200ml de refrigerante, durante 30 dias, equivale a ingestão de 630g de açúcar, o consumo nas mesmas proporções do suco de laranja industrializado chega a marca de 750g de açúcares, já o achocolatado pronto, chega a impressionantes 870g de açúcar (consumo de uma porção de 200g por 30 dias – informações disponibilizadas nas embalagens). E essa quantidade pode ser facilmente duplicada se o consumo diário for de duas unidades/porções!

Muitos pais e responsáveis acreditam que o achocolatado pronto é um delicioso e inofensivo alimento para as crianças, também pela praticidade do consumo. Mas este é um pensamento equivocado que pode se transformar em um potencial perigo para a saúde.

Achocolatado tem mais açúcar que refrigerante Vida Sim

Segundo o Guia Alimentar para Crianças, não é recomendável a ingestão de açúcar por crianças com menos de dois anos de idade, pois é nesta idade que a criança começa a desenvolver os hábitos alimentares que manterá durante toda a vida (Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos, 2010).

De acordo com a última Pesquisa de Orçamento Familiar divulgada, realizada entre os anos de 2008 e 2009, uma em cada três crianças do Brasil tem o peso inadequado, os meninos entre cinco e nove anos de idade somam 34,8% do total, e meninas, com as mesmas idades, 32%.

Profissionais da área recomendam a substituição de bebidas industrializadas por sucos naturais, preferencialmente preparados em centrífuga (que, ao contrário do liquidificador, mantém maiores propriedades nutricionais dos alimentos) e o incentivo ao desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis desde cedo para as crianças.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas