8 dicas especiais para uma alimentação mais saudável Vida Sim

Uma alimentação adequada interfere diretamente no crescimento e desenvolvimento fisiológico, na manutenção da saúde e no bem estar individual. Para tanto, é necessário que exista um equilíbrio entre a variedade e a moderação. Uma vida mais saudável e consequentemente uma qualidade de vida melhor, é resultado de um plano nutricional balanceado de acordo com o estilo de vida e as necessidades individuais de cada organismo. A escolha dos elementos certos que irão compor uma dieta estruturada é de suma importância, devendo haver uma estabilidade nas escolhas e também nas quantidades.

A seguir preparamos 8 dicas simples, para ajudar a ter uma alimentação mais saudável:

1Realizar de cinco a seis refeições por dia:
É de extrema importância que durante o nosso dia nenhuma refeição seja pulada (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia), devendo ser feitas de três em três horas.

Realizar de cinco a seis refeições por dia 8 dicas especiais para uma alimentação mais saudável Vida Sim

Desse modo, os intervalos de tempo entre uma refeição e outra se tornam pequenos, fazendo com que não tenhamos a necessidade de comermos grandes quantidades de alimentos. Frutas secas, como o damasco, banana, uva, maçã, abacaxi e as oleaginosas, como nozes, castanhas, pistache, amêndoa e avelã são ótimas opções para comporem os lanches tanto da manhã como da tarde.


2Beba mais água:
A água apresenta diversos benefícios, dentre eles, melhora o funcionamento do intestino, facilita a filtração do sangue, desintoxica o organismo, ajuda no transporte para as vitaminas B1, B2, B6, B12 e vitamina C, e ainda nos mantem hidratados.

Beba mais água 8 dicas especiais para uma alimentação mais saudável Vida Sim

Para tais resultados é necessário o consumo de cerca de oito a dez copos de água por dia, em média dois litros. Outra maneira de hidratar-se é tomando sucos ou ingerindo frutas ricas em água, como por exemplo, a melancia.


3Ingerir frutas, verduras e legumes:
O trio deve fazer parte de qualquer dieta para aqueles que buscam por uma melhora na saúde. Estimulam o sistema imunológico e protegem contra vírus e infecções, uma vez que são fontes essenciais de vitaminas e minerais. Indica-se que o consumo seja diário, optando por as de época e orgânicas – que possuem maior teor nutritivo.

ingerir frutas verduras e legumes 8 dicas especiais para uma alimentação mais saudável Vida Sim

Cabe ressaltar, que a Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 400 g de fruta e legumes por dia, ou seja, cinco porções diárias, para contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.


4Diminua ao máximo o consumo de açúcar:
Alimentos industrializados possuem elevadas quantidades de açúcar refinado. Este é produzido através de processos químicos e geram altos índices de glicose, consequentemente, aumentando o índice glicêmico no sangue.

Consuma menos açúcar 8 dicas especiais para uma alimentação mais saudável Vida Sim

Esses alimentos servem para acelerar o envelhecimento, aumentar a flacidez, abastecer-nos de calorias sem fornecer nutrientes, por isso, evite-os!


5Ingira mais alimentos ricos em substâncias antioxidantes:
São vários os alimentos ricos nesse tipo de substância, dentre eles podemos citar, folhas verdes, manga, goiaba, berinjela, tomate, melancia, açaí, uva, mamão, entre outros.

Folhas verdes 8 dicas especiais para uma alimentação mais saudável Vida Sim

Esses tipos de alimentos são capazes de prevenir o aparecimento de tumores, o envelhecimento precoce e outras doenças, uma vez que possuem substâncias antioxidantes, as quais evitam a oxidação das células bloqueando a ação dos radicais livres.


6Diminua o consumo de carnes gordurosas:
Opte por carnes magras como peixes e peito de frango ao invés de carne de porco e vermelha, as quais são ricas em gordura saturada.

Diminua o consumo de carnes gordurosas 8 dicas especiais para uma alimentação mais saudável Vida Sim

7Procure manter o peso ideal:
Nesse quesito deve haver um equilíbrio, através do conjunto de uma alimentação balanceada e saudável e a prática de exercícios. Estar acima ou abaixo do peso, traz consigo malefícios a saúde.

Procure manter o peso ideal 8 dicas especiais para uma alimentação mais saudável Vida Sim

O primeiro aumenta as chances de desenvolver doenças como pressão alta, cardíacas, derrame, diabetes, alguns tipos de câncer, entre outros. Já o segundo pode acarretar no aparecimento de osteoporose, irregularidades menstruais e diversos outros problemas. Procure um médico para uma correta avaliação acerca do seu peso ideal e a partir daí, trace um plano nutricional de acordo com as suas necessidades.


8Pratique exercícios regularmente:
Praticar exercícios regularmente ajuda a melhorar a oxigenação, a circulação sanguínea, prevenir o sobrepeso e a obesidade, aumentar a disposição e a resistência do organismo, proporcionando assim um bem estar diário e uma vida mais saudável.

Exercícios 8 dicas especiais para uma alimentação mais saudável Vida Sim

Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas