sinais de aviso para procurar o dentista

Os primeiros sintomas de problemas bucais devem ser imediatamente investigados, pois em muitos casos são simples de resolver. Sinais ignorados podem agravar a situação e acarretar problemas sérios.

A falta de cuidados com a saúde bucal pode ser fator preponderante para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares e respiratórios, diabetes, disfunções renais, hepatite e outras.

Segundo dentistas, existem 7 sinais de que já passou a hora de marcar uma consulta:

1 – Dor de dente

A cárie é a causa mais comum da dor de dente. A dor aumenta conforme aumento da exposição da raiz do dente. Recomenda-se a visita ao dentista logo nos primeiros sintomas, antes que o problema se agrave.

2 – Sangramento

O problema pode ser originado pelo excesso de força aplicada durante a escovação do dente, próteses mal ajustadas, como pode ser o primeiro sintoma da gengivite. O sangramento bucal deve ser investigado se persistir por mais de 2 dias, pois também pode estar relacionado a doenças mais graves, como leucemia, escorbuto e distúrbios hemorrágicos.

3 – Feridas

Podem ter várias causas diferentes, desde as mais simples as mais complexas. Por exemplo, a ferida pode surgir desde uma mordida acidental na parte interna da boca, afta ou herpes labial. Neste caso, é necessária uma investigação aprofundada.

4 – Sensibilidade nos dentes

A sensibilidade pode ser resultado de cáries, fraturas dentárias, gengivite, raiz exposta e desgaste do esmalte do dente. A causa do problema deverá ser investigada e o tratamento levará em conta a causa do problema.

5 – Dores na mastigação

Este tipo de sintoma pode estar relacionado a várias doenças, como o bruxismo, artrite, sinusite ou até uma disfunção na mandíbula. Recomenda-se que o paciente procure imediatamente um cirurgião dentista para o diagnóstico correto.

6 – Fratura

As fraturas nos dentes podem apresentar diversos sintomas, como dor ao mastigar e sensibilidade ao ingerir bebidas quentes o geladas. O diagnóstico preciso só poderá ser realizado ao procurar um especialista.

7 – Abscesso

Também conhecido por infecção local, sua principal característica é o acúmulo de pus ao redor da raiz do dente. O tratamento, em casos simples, consiste na limpeza e higienização do local. Já em casos graves, a extração do dente pode ser necessária.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas