6 Alimentos para combater o câncer de próstata

O câncer de próstata representa 4 em cada 10 registros de cânceres que atingem a população masculina brasileira com mais de 50 anos. Também é o 2º tipo de câncer que mais mata homens no Brasil.

Os dados são alarmantes, e muitos casos poderiam ser evitados com pequenas mudanças de hábitos. A origem da doença ainda não é totalmente conhecida, mas já sabemos que a alimentação é um fator primordial para o fortalecimento do organismo e para o combate da doença, além da consulta médica regular.

Listamos 6 alimentos com incríveis poderes de cura.

tomate 6 Alimentos para combater o câncer de próstata Vida Sim

1 – Tomate:

O consumo de 10 porções por semana pode diminuir em mais de 20% a incidência de desenvolvimento do câncer de próstata. Um poderoso oxidante, chamado licopeno, é o grande agente neutralizador dos radicais livres, responsáveis por danos no DNA e consequentemente o desencadeamento da doença. O estudo que o tomate é um importante aliado no combate do envelhecimento precoce e no controle da pressão arterial.

legumes 6 Alimentos para combater o câncer de próstata Vida Sim

2 – Leguminosas:

Em revisão de estudos, pesquisadores constataram que houve redução de 30% de incidência da doença em homens que regularmente consumiam soja. Além da soja, alimentos como o feijão, lentilhas e amendoim são ótimas fontes de fitoestrógeno, um poderoso combatente das células cancerígenas.

roma 6 Alimentos para combater o câncer de próstata Vida Sim

3 – Romã:

Estudos indicam que o consumo da fruta, em específico o do suco de romã, tem grande eficácia na redução do PSA (antígeno prostático). A fruta contém compostos elagitaninos que não só combatem o aparecimento da doença, como reduzem e muito a chance de recorrência do caso.

brocolis 6 Alimentos para combater o câncer de próstata Vida Sim

4 – Brócolis:

Uma recente pesquisa realizada no Canadá mostrou que o consumo de brócolis e couve-flor aumenta a proteção do organismo e reduz as chances de desenvolvimento dos casos mais agressivos do câncer de próstata. O sulfurofano, composto encontrado no brócolis e couve-flor, é uma poderosa arma contra as células malignas e ainda ajuda a preservar as células saudáveis.

salmao cha-verde brocolis 6 Alimentos para combater o câncer de próstata Vida Sim

5 – Salmão:

Assim como a sardinha e o atum, o salmão também é uma rica fonte de ômega-3.
benefícios do ômega-3 para a saúde, também é uma excelente forma de mantar a imunidade do corpo e controle de inflamações.

cha-verde brocolis 6 Alimentos para combater o câncer de próstata Vida Sim

6 – Chá verde:

Em estudos realizados com a população asiática, foi constatado que há menores incidências do câncer de próstata na população masculina em relação a outras localidades do mundo. Pesquisadores confirmam que o alto conteúdo de antioxidantes e polifenóis encontrados no chá verde ajudam a combater o desenvolvimento da doença.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas