12 alimentos que pensamos ser saudáveis, mas na verdade não são! Vida Sim

Cada vez mais buscamos por atividades físicas e dietas que nos proporcionem uma vida mais saudável. Mas você vai se espantar ao descobrir que alimentos que julgamos inofensivos, na verdade não são tão saudáveis assim.

Muitos escondem componentes maléficos à saúde, e as pessoas acabam se confundindo em meio a tantas rotulações, como alimentos de baixas calorias, sem glúten, sem lactose, light, diet e afins, e assim acabam fazendo escolhas que podem prejudicar a saúde. É importante ficar atento a essas informações e conhecer esses alimentos a fim de evitá-los. Vamos identificar alguns? Você vai se surpreender!

1 – Chocolate Diet

Chocolate Diet 12 alimentos que pensamos ser saudáveis, mas na verdade não são! Vida Sim

Os produtos diet possuem menos açúcar, sendo assim indicados para pacientes portadores da diabetes. O grande problema é que para manter o sabor e a consistência, a falta de açúcar é compensada com adição de gordura. Desse modo, ele pode ser mais calórico que o chocolate normal. Pessoas que não possuem a doença devem evita-lo e dar preferência ao chocolate amargo ou com 70% de cacau.

2 – Barrinhas de cereais

barrinhas de cereais 12 alimentos que pensamos ser saudáveis, mas na verdade não são! Vida Sim

Muitas pessoas, principalmente aquelas que fazem dieta, gostam de comer barrinhas de cereais durante o dia. As opções de sabores são muito amplas, indo desde as mais saudáveis, as que possuem fibras, as de baixo teor de gordura e as de poucas calorias, até aquelas que parecem mais uma barra de chocolate. Se bem escolhidas elas podem ser uma boa opção para um lanche entre as refeições. Porém, o grande problema é que algumas dessas possuem muito açúcar, além de conservantes e aromatizantes. Mesmo as lights e diets são produzidas com adoçante. O nível de fibra nesse tipo de produto é muito baixo para as necessidades do organismo, desse modo, o potencial de satisfação é reduzido, resultando em um consumo maior ou comendo outro tipo de alimento depois.

3 – Isotônicos

isotonicos 12 alimentos que pensamos ser saudáveis, mas na verdade não são! Vida Sim

Esse tipo de bebida é repleto de muito açúcar e corante em sua composição, além de serem ricas em potássio e em sódio. São indicadas para consumo pós-práticas esportivas intensas, não devendo ser uma alternativa para atividades mais leves. Costumam ter 125 calorias por garrafinha. Esportistas comuns devem optar por água e uma dieta equilibrada, combinação suficiente para mantê-los saudável.

4 – Peito de Peru e empanados de frango

empanados 12 alimentos que pensamos ser saudáveis, mas na verdade não são! Vida Sim

O peito de peru é uma excelente fonte de proteína magra, porém as versões embaladas são produzidas com muito sódio. Procure marcas com a menor taxa de sódio, porque muitas dessas contêm um terço de consumo diário recomendado por dia. Já os empanados de frango mesmo sendo assado ao invés de frito continuam não saudáveis. Eles são produzidos com uma mistura de ingredientes nada nutritivos, como partes de frango, pele, farinha e leite em pó. Outro grande problema que esse tipo de alimento apresenta, é que incorpora em seus ingredientes o glutamato monossódico, esta substância realça o sabor e interfere no paladar da criança, deixando a papila gustativa acostumada a esse tipo de alimento.

5 – Sobremesa láctea

sobremesa láctea 12 alimentos que pensamos ser saudáveis, mas na verdade não são! Vida Sim

Tais produtos são gordurosos, possuem pouca proteína e são repletos de aromas e corantes artificiais. Encontrado nos mais diferentes sabores, eles possuem baixíssimas quantidades de cálcio- mineral essencial para o crescimento e fortalecimento dos ossos, dentes e cabelos.

6 – Sopas em pó

Sopas em pó 12 alimentos que pensamos ser saudáveis, mas na verdade não são! Vida Sim

A sua praticidade e a baixa quantidade de calorias faz com que elas se tornem muito utilizadas nos momentos das refeições. Elas não têm fibras e nem nutrientes bons, possuem grandes quantidades de sódio e conservantes, em algumas marcas chegando a ultrapassar o dobro da quantidade recomendada para um dia todo. É preferível fazer uma sopa caseira uma vez por semana e congelar.

7 – Chás em lata

Chás em lata 12 alimentos que pensamos ser saudáveis, mas na verdade não são! Vida Sim

Semelhante aos refrigerantes, essas bebidas apresentam enormes quantidades de açúcar ou adoçante. Podem ser consumidos de vez em quando, mas a ingestão diária é desaconselhável. Vale lembrar, que alguns tipos de chá são ricos em cafeína, o que pode causar ansiedade, insônia e acelerar o coração.

8 – Suco de caixinha

Sucos em caixinha 12 alimentos que pensamos ser saudáveis, mas na verdade não são! Vida Sim

Normais ou lights, os sucos de caixinha contêm uma grande quantidade de açúcar e conservantes, o que pode prejudicar o funcionamento do intestino. O processo de industrialização faz com que as vitaminas sejam perdidas. Em muitos casos a adição de vitaminas é feita depois, mas mesmo assim a proporção não é a mesma dos sucos naturais. Sucos de polpa são bons para serem consumidos, uma vez que o processo de congelamento da fruta ocasiona uma perda menor de vitaminas.

A melhor opção é consumir sucos naturais e feitos na hora. Mas atenção! Eles devem ser ingeridos de 30 a 60 minutos depois de serem feitos. Vale ressaltar que apesar de ser natural, ele pode apresentar um alto índice glicêmico (capacidade do alimento de promover aumento da glicose sanguínea). Nesse caso, pessoas diabéticas devem ficar atentas com sucos como o de melancia e o de laranja, que elevam a glicemia. Os sucos devem ser consumidos com moderação, afinal para fazê-los muitas vezes é necessária a utilização de uma grande quantidade de frutas, o que pode gerar um valor calórico alto na dieta.

9 – Bisnaguinha

bisnaguinhas 12 alimentos que pensamos ser saudáveis, mas na verdade não são! Vida Sim

Sua consistência provém da alta concentração de gordura hidrogenada. Ela é produzida com farinha branca e açúcar, desse modo, tem poucos nutrientes e nada de fibras. Consumi-la uma vez por semana tudo bem, mas no outros dias é aconselhável trocar pela versão integral ou de forma, recheando com requeijão ou até geleia, contanto que seja sem açúcar.

10 – Adoçantes

Adoçantes 12 alimentos que pensamos ser saudáveis, mas na verdade não são! Vida Sim

Os efeitos do seu uso em excesso ainda são desconhecidos, por isso, a recomendação é que exista uma variação no tipo de adoçante utilizado ao longo do dia. Ao serem consumidos eles emitem falsos sinais ao cérebro de que estamos ingerindo açúcar, e ao perceber o engano, o cérebro reage aumentando a vontade de comer doce.

11 – Frozen yogurt

frozen yogurt 12 alimentos que pensamos ser saudáveis, mas na verdade não são! Vida Sim

O iogurte de verdade é muito bom porque ele é natural e não possui aromatizante, além de possuir pouca gordura e ser uma fonte de cálcio. Se a marca frozen utiliza-lo eles realmente são uma boa opção para o consumo. É importante ressaltar isso porque muitos estabelecimentos utilizam sorvete comum ou a base de iogurte. Esses são um perigo, pois possuem gordura saturada e trans e colaboram para o aumento do mau colesterol, além de diminuírem o bom. Uma dica é analisar o rótulo quando for possível, perguntar sobre a porcentagem de gordura existente e evitar as coberturas.

12 – Produtos light e diet

Produtos light e diet 12 alimentos que pensamos ser saudáveis, mas na verdade não são! Vida Sim

É um erro muito comum achar que esses produtos possuem menos açúcar e gordura e por isso podem ser consumidos sem restrições. Para manter o sabor, o fabricante utiliza uma quantidade em excesso do sódio. É melhor ingerir uma porção menor da versão tradicional do que o dobro da light. Para crianças os diet e light são indicados apenas em casos de doenças como obesidade e diabetes.


Parecem não ser saudáveis, mas acredite, são uma ótima opção!

Pipoca: Rica em fibras e substâncias antioxidantes a pipoca pode auxiliar na redução de peso e combater o envelhecimento.

Acesse: Pipoca na perda de peso e no combate ao envelhecimento

Atum enlatado: É fonte de ômega 3 e possui gordura boa, mas compre a versão conservada em água ao invés de óleo.

Legumes congelados: São práticos e têm boa conservação de nutrientes e fibras.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas