10 alimentos que devem ser proibidos na lancheira das crianças Vida Sim

Cuidar da alimentação dos filhos é uma tarefa difícil, ainda mais nos dias de hoje, em que as indústrias de alimentos disponibilizam inúmeras opções. A praticidade que certas comidas oferecem, faz com que o número de adeptos ao seu consumo aumente em proporções cada vez maiores.

O problema, é que para manter a aparência, a textura, a cor e o sabor aceitáveis para os consumidores, diversos aditivos químicos são adicionados. Eles não trazem benefícios para a saúde, e a maioria contém valores nutricionais extremamente baixos ou insuficientes para a manutenção do organismo.

Preparar a lancheira dos filhos pode ser complicado, afinal os lanches são diários e às vezes falta imaginação na hora de escolher os alimentos. Nessa hora, a praticidade deve ser evitada.

O importante é proporcionar aos pequenos uma refeição balanceada e saudável. Mas se houver necessidade de utilizar industrializados, hoje os supermercados oferecem opções razoavelmente saudáveis, basta saber escolhê-las.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma dieta saudável passa por cinco passos:
- Amamentar o bebê durante os seis primeiros meses de vida;
- Comer alimentos variados;
- Ingerir vegetais e frutas;
- Moderar na quantidade de gorduras e óleos e evitar o sal e o açúcar.

Vale lembrar a importância desses hábitos serem introduzidos desde a infância.

É de suma importância que a proteína e o carboidrato façam parte diariamente dos alimentos escolhidos para compor a lancheira. A primeira é indispensável para o crescimento e desenvolvimento e o segundo atua mantendo a energia.

Além disso, deve haver uma porção de frutas ou legumes, os quais são responsáveis pelas vitaminas, minerais e fibras, e uma bebida, para a hidratação. O ideal é sempre variar, para que assim, a criança não enjoe e deixe de comer o lanche. Nada precisa ser exatamente proibido, contanto que exista moderação no consumo.

Confira a seguir, alguns alimentos que devem ser evitados na hora de preparar a lancheira do seu filho:

1Refrigerantes:

Refrigerante 10 alimentos que devem ser proibidos na lancheira das crianças Vida Sim

Esse tipo de bebida não possui nenhum valor nutricional. Sódio, gorduras e açúcares em excesso fazem parte da sua composição, o que pode contribuir para causar obesidade, diabetes e problemas dentários. Além disso, possuem cafeína, a qual estimula a falta de concentração, deixando as crianças mais agitadas. E lembre-se: versões como diet, light e zero jamais! Elas possuem adoçantes como aspartame e ciclamato de sódio, prejudiciais a saúde das crianças.


2Saldadinhos industrializados:

Salgadinhos 10 alimentos que devem ser proibidos na lancheira das crianças Vida Sim

A quantidade de gordura existente nos salgadinhos industrializados, é maior do que a necessária para o organismo de uma criança. Além disso, o teor de sódio presente nesse tipo de alimento é muito elevado, podendo causar alterações no metabolismo infantil. Algumas crianças ainda podem engasgar, dependendo do formato.


3Sucos industrializados (em pó ou em caixinha):

Sucos de Caixinha 10 alimentos que devem ser proibidos na lancheira das crianças Vida Sim

Esse tipo de suco contém grandes quantidades de açúcar e conservantes, o que pode acabar interferindo no funcionamento do intestino da criança. Não são nutritivos, uma vez que suas vitaminas são perdidas durante o processo de industrialização. Uma opção é optar por sucos naturais. O ideal é que os pais façam em casa e congelem na quantidade em que a criança irá consumir. E para manter as fibras e vitaminas o ideal é não coar.


4Bolacha recheada:

Bolacha Recheada 10 alimentos que devem ser proibidos na lancheira das crianças Vida Sim

Não possui valor nutricional, pois a quantidade de vitaminas e minerais é irrisória. O consumo desse tipo de alimento não acarreta benefícios para a saúde das crianças, uma vez que é rico em gorduras, sódio e açúcares.


5Balas:

Balas e Doces 10 alimentos que devem ser proibidos na lancheira das crianças Vida Sim

Sabemos o quanto as crianças adoram balas, mas muitos tipos são açúcar puro. O consumo deve ser feito com moderação, mas não é indicado para o dia a dia, ou seja, para a lancheira das crianças.

Não possui valor nutricional, e pode ainda causar engasgos, sufocamentos, e o excesso de açúcar pode contribuir para a formação de problemas dentários, como por exemplo, a cárie. Além disso, este exagero pode resultar em uma maior concentração de insulina no sangue e também de adrenalina.

Em excesso, pode provocar excitação, ansiedade e dificuldade para concentração.


6Salsicha:

Salsichas 10 alimentos que devem ser proibidos na lancheira das crianças Vida Sim

A salsicha não é uma opção saudável para o lanche das crianças. Assim como outros embutidos, possui elevadas quantidades de sódio, conservantes e realçadores de sabor. O ideal é que se evite esse tipo de alimento em crianças até os quatro anos de idade, uma que vez que ela pode causar engasgos e sufocamento.

Procure reprimir também, na alimentação do seu filho, presunto, salame, mortadela e peito de peru.


7Bolo com recheio:

Bolinhos Recheados 10 alimentos que devem ser proibidos na lancheira das crianças Vida Sim

Não é um tipo de alimento aconselhável para a nutrição infantil, uma vez que é rico em gorduras trans e/ou saturadas e muito açúcar.


8Comidas prontas industrializadas:

Comidas prontas industrializadas 10 alimentos que devem ser proibidos na lancheira das crianças Vida Sim

Pizza, hambúrguer, nuggets, lasanha, os tipos de congelados são muitos, e as crianças adoram. A praticidade faz com que muitos pais adotem esses produtos na dieta dos filhos. Mas o problema, é que não possuem proteínas, e são ricos em gordura trans e sódio. Isso faz com que eles não possuam valor nutricional.


9Chocolate:

Chocolate 10 alimentos que devem ser proibidos na lancheira das crianças Vida Sim

Deve-se evitar o chocolate na dieta das crianças, uma que vez que mesmo ele sendo energético e rico em cálcio, ele possui teor de gordura alto, além de poder causar alergia e problemas gastrointestinais. O excesso pode acarretar em problemas futuros, como a obesidade, o aumento do colesterol, dentre outros.


10Batata frita:

Salgadinhos de Batata Frita 10 alimentos que devem ser proibidos na lancheira das crianças Vida Sim

É um alimento altamente calórico, rico em gordura trans, além de deteriorar facilmente. A babata frita possui uma substância cancerígena em sua composição, trata-se da acrilamida. As versões congeladas encontradas nos supermercados possuem essa substância em maiores quantidades. Ela é formada no momento em que a batata branca é aquecida em altas temperaturas.
Por esses motivos, o ideal é que não faça parte da dieta das crianças.


Veja também:

Você sabe como é feita a gelatina?

Os segredos desagradáveis da gelatina Vida Sim

Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas