10 alimentos que contém açúcar e você nem imagina Vida Sim

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o brasileiro consome em média 55 kg de açúcar ao ano, enquanto a média mundial por habitante corresponde a 21 kg, uma vez que o ideal seria o equivalente a apenas 15 kg.

Quando consumido na medida certa, ele pode fazer bem ao organismo, fornecendo assim, energia para o corpo. Mas quando utilizado abusivamente, ele pode ser associado à aparição de disfunções que ocorrem no organismo e diversos tipos de doenças, como por exemplo, diabetes, hipertensão, obesidade.

Contribuindo assim, para o agravamento dos fatores de riscos relacionados ao infarto e ao acidente vascular cerebral. Seu consumo muitas vezes passa despercebido no dia a dia, mas é preciso ficar atento, pois muitos alimentos possuem açúcar em sua composição. O ideal é ingeri-lo com moderação, sempre aliando uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos. Preparamos dez alimentos que o contém e que você nem imagina. Confira:

1Ketchup:

Ketchup 10 alimentos que contém açúcar e você nem imagina Vida Sim

Muitas pessoas, e principalmente as crianças adoram usar esse condimento na hora das refeições, seja com batata frita, com cachorro quente, hambúrguer, pizza, dentre outros. Mas são poucos os que sabem que ele possui elevada quantidade de açúcar em sua composição. Cerca de 100 g possui o equivalente a aproximadamente 23 g de açúcar.

Desse modo, deve-se evitar o seu consumo diário, e sempre utilizá-lo com moderação. Uma dica seria na hora das compras, optar por aqueles que sofreram avaliações mais rigorosas referentes às taxas de sal, açúcar, gorduras saturadas e trans. Estes apresentam em seus rótulos o selo ‘Minha Escolha’.


2Gelatina:

Gelatina 10 alimentos que contém açúcar e você nem imagina Vida Sim

Cerca de 120 g de gelatina de morango correspondem a aproximadamente 7,9 gramas de açúcar. Fique atento, pois elas aparentam ser saudáveis, mas na verdade são consideradas uma mistura de corantes artificiais, conservantes, açúcar e adoçantes.

Devido a isso é contraindicado para o consumo das crianças e de gestantes.


3Suco natural:

Sucos Naturais 10 alimentos que contém açúcar e você nem imagina Vida Sim

Sucos naturais são saudáveis, uma vez que são ricos em vitaminas e minerais, como por exemplo, a vitamina C, o folato e potássio. As frutas já possuem determinadas quantidades de frutose em sua composição, e para obtermos um copo de suco, é necessária a utilização de várias frutas.

Muitas pessoas esquecem esse detalhe e acabam acrescentando ainda mais açúcar na bebida. Por exemplo, o suco de laranja, pode ser considerado o mais calórico de todos. Cerca de 250 ml corresponde a 140 calorias.

O ideal é sempre consumir com moderação, variar sempre que possível e procurar escolher sucos das frutas que possuem maiores quantidades de água, como é o caso do abacaxi, melão e melancia.


4Hamburgers:

Hamburger 10 alimentos que contém açúcar e você nem imagina Vida Sim

O xarope de milho e o melaço são duas formas diferentes provenientes do açúcar. Esses são utilizados no processamento dos hamburgers. Eles são utilizados, pois evitam que a carne encolha durante o processo de cozimento.

A adição desses componentes contribui para um elevado valor calórico do alimento.


5Frutas secas:

Frutas Secas 10 alimentos que contém açúcar e você nem imagina Vida Sim

A frutose presente nesse tipo de alimento, assim como os demais tipos de açúcar, faz com que a glicemia se eleve. Assim como qualquer outro alimento, as frutas secas devem ser consumidas com moderação.

A concentração de nutrientes e açúcar é alta, uma vez que a água foi retirada. Geralmente 100 g equivalem a aproximadamente 38,12 g de Dez açúcar.


6Barra de cereais:

Barra de cereais 10 alimentos que contém açúcar e você nem imagina Vida Sim

Ela é muito prática e fácil de ser consumida, além de ser adotada em dietas. Mas muita gente não desconfia que esse alimento possua elevada quantidade de açúcar, em especial as de frutas.

Em 100 g de barra de cereal encontra-se aproximadamente 38 g de açúcar. O ideal é buscar aquelas que possuem mais de 2 g de fibras e evitar as opções com chocolate.


7Suco de cranberry:

Suco de Cranberry 10 alimentos que contém açúcar e você nem imagina Vida Sim

A cranberry é uma fruta vermelha comumente utilizada nos Estados Unidos, por mulheres que sentem desconfortos nos períodos menstruais. Mesmo sendo um ótimo repositor de líquidos e sais mineiras, ele possui uma elevada quantidade de açúcar em sua fórmula.

Ela pode gerar diversos benefícios ao nosso organismo, como por exemplo, prevenir e tratar infecções do trato urinário, retardar o envelhecimento celular, reduzir o nível de colesterol no sangue, prevenir a formação de placa bacteriana, dentre outros. O ideal é consumi-la na sua forma in natura, ou desidratada, evitando os sucos industrializados.


8Iogurte:

Iogurte 10 alimentos que contém açúcar e você nem imagina Vida Sim

O iogurte é uma excelente fonte de nutrientes como proteínas, cálcio vitamina A e do complexo B, zinco e lactobacilos. Seu consumo proporciona benefícios para o nosso corpo, auxiliando na melhora da flora intestinal e da absorção de nutrientes pelo organismo.

Mas é preciso ficar atento, mesmo em iogurtes naturais e desnatados, algumas marcas encontradas nos supermercados apresentam elevadas quantidades de açúcar. Procure sempre ler as informações nutricionais contidas no rótulo.


9Granola:

Granola 10 alimentos que contém açúcar e você nem imagina Vida Sim

A granola é um conjunto de cereais, dentre eles, encontramos aveia, linhaça, fibra de trigo, flocos de arroz, frutas secas, grãos e oleaginosas, como castanha de caju e castanha-do-pará. Ela possui diversos compostos nutricionais que são ótimos para a nossa saúde, quando consumida com moderação.

O problema é seu alto valor calórico e as quantidades elevadas de açúcar. Além disso, muitas vezes ainda é acrescido açúcar refinado, proveniente da mistura de frutas secas, grãos e sementes.

Como a granola possui alta carga glicêmica o ideal é consumi-la com outro cereal, o qual possua baixa carga glicêmica, como é o caso da aveia e da chia. Uma dica é evitar a ingestão diária e optar por versões sem frutas secas e com açúcar mascavo, que embora calórico, oferece mais nutrientes que a versão refinada.


10Caldo de carne:

Caldo de Carne 10 alimentos que contém açúcar e você nem imagina Vida Sim

Os caldos de carne, além de possuírem açúcar em sua fórmula, ainda contam com a presença de outras substâncias que em excesso podem ser prejudiciais a nossa saúde, como é o caso dos realçadores de sabor (glutamato monossódico), o inosinato dissódico, os aromatizantes e os corantes.

É justamente o açúcar que possibilita a consistência e as cores douradas encontradas nesses temperos prontos.


Veja também:

12 alimentos que pensamos ser saudáveis, mas na verdade não são!

12 alimentos que pensamos ser saudáveis, mas na verdade não são! Vida Sim

Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas