Queda de Cabelo: causas e cuidados Vida Sim

A queda de cabelo é um problema muito comum que atinge grande parte da população. Em média, cada pessoa perde cerca de cinquenta a cem fios de cabelo por dia.

São diversas as disfunções capilares, sendo as mais comuns a caspa, os cabelos frágeis, grisalhos, a calvície entre outros.

Mas um aumento em demasia das quedas sugere que pode haver algum problema, sendo preciso procurar ajuda.

Devemos entender que todo cabelo apresenta um ciclo de vida continuado e passa por fases de crescimento e repouso. Cada fio vive uma etapa específica, que se distribui em 85% no período de crescimento e 15% no período de repouso. Ou seja, tem sempre mais cabelo crescendo do que caindo. Em suma, um cabelo cai porque abaixo dele nasceu um novo, não havendo necessidade de grandes preocupações quando esta queda é temporária. Porém, em homens e mulheres certos distúrbios podem desencadear uma queda anormal do cabelo. O ideal é ficar atento e procura um dermatologista para uma correta avaliação médica.

Nas mulheres, as causas mais comuns são:

- Fatores genéticos;
- Anemia;
- Alterações hormonais pós-parto, ou após parar de fazer uso da pílula anticoncepcional, ou após a menopausa;
- Uso de medicamentos do tipo ministrado a doentes com câncer;
- Estresse emocional, o que pode levar a cabelos fracos e sem vida, além de uma perda súbita, temporária e desigual dos mesmos;
- Alimentação inadequada, falta de vitaminas e desequilíbrios nutricionais (de vitaminas e minerais);
- Problemas imunológicos;
- Hipoatividade da tireóide;
- Penteados que deixam os cabelos muito apertados como rabo-de-cavalo;
- Tinturas e descolorações sucessivas.

Já nos homens é mais comum apresentarem a calvície ou alopecia androgenética, ou seja, a falta de cabelos na cabeça que se dá de maneira progressiva. No caso da alopecia areata ela ocorre de repente. Pode comprometer apenas o couro cabeludo, mas pode atingir todo o corpo (alopecia areata universal). Alguns tipos de alopecia são temporários e outros permanentes. Cabe lembrar que essa disfunção pode também atingir mulheres.


Dicas para prevenir a queda de cabelos:

- Procure ter uma vida mais calma e pratique atividades físicas regularmente;
- Tenha uma alimentação saudável;
- Evite medicamentos e suplementos sem indicação médica;
- Mantenha o couro cabeludo sempre limpo, assim você afasta a oleosidade que dificulta a oxigenação (ela enfraquece os fios e estimula a queda);
- No ato de lavar o cabelo, prefira a água morna ou fria, mas esqueça a quente. Isso vai garantir um aspecto mais saudável e brilho aos fios, além de ajudar a prevenir a queda;
- Compre produtos para tratamento capilares adequados ao seu tipo de cabelo;
- Evite usar pentes ou escovas de plástico que só quebram o cabelo, e não o escove com muita força;
- Se puder, após lava-lo deixe secar naturalmente, mas se fizer uso do secador, segure-o longe da cabeça e regule o calor para o mínimo ou médio.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas