Quanto tempo de sono é ideal para cada idade? Vida Sim

Nós seres humanos, precisamos dormir tanto quanto precisamos de alimentos, água e oxigênio, para sobreviver. Medimos também pelo sono nossa saúde e bem-estar, e, ao se privar do sono, estamos prejudicando nossa saúde e funcionalidade correta do corpo. Quer saber qual a quantidade de horas necessárias de sono de acordo com a sua idade?

Além de deixarmos várias tarefas para serem feitas no período da noite, antes de dormir, também fazemos uso de estimulantes para nos mantermos acordados como bebidas energéticas, café, luzes de dispositivos eletrônicos, medicamentos e até drogas, o que interfere diretamente no nosso ritmo circadiano.

Todos sabemos que dormir corretamente é essencial, mas às vezes a rotina não permite que consigamos nos adequar aos horários corretos. Existem diversas coisas que parecem mais interessantes ou importantes do que conseguir mais algumas horas de sono. Mas a qualidade do nosso sono afeta diretamente a nossa qualidade de vida. Incluindo a sua percepção mental, a produtividade, o equilíbrio emocional, a criatividade, a vitalidade física, e até mesmo o seu peso.

A quantidade de sono necessária varia de indivíduo para indivíduo, e é determinada geneticamente e hereditariamente. Alguns estudos revelam que algumas pessoas têm um gene que lhes permitem dormir bem em apenas seis horas de sono por noite. Este gene, no entanto, é muito raro, aparecendo em menos do que 3% da população. Para os outros 97% de nós, seis horas não são suficientes.

Veja os dados atualizados de horas de sono por idade:

Idade Quantidade de horas
Os recém-nascidos (0-3 meses) 14-17 horas por dia
Crianças (4-11 meses) 12-15 horas por dia
Crianças (1-2 anos) 11-14 horas por dia
Pré-escolares (3-5) 10-13 horas por dia
Crianças em idade escolar (6-13) 9-11 horas por dia
Adolescentes (14-17) 8-10 horas por dia
Os adultos mais jovens (18-25) 7-9 horas por dia
Adultos (26-64) faixa de sono não muda e continua a ser de 7-9 horas
Os adultos mais velhos (65+) faixa de sono é de 7-8 horas por dia
Os adultos mais velhos (65+) faixa de sono é de 7-8 horas por dia

A falta de sono e descanso traz grandes problemas que vão muito além sonolência durante o dia. Falta de sono afeta sua percepção, coordenação e reação. Os efeitos incluem:

- A fadiga e falta de motivação;
- Mau humor e irritabilidade;
- Criatividade reduzida e habilidades para resolver problemas;
- A incapacidade de lidar com o estresse;
- Imunidade reduzida; constipações e infecções frequentes;
- Problemas de concentração e memória;
- O ganho de peso;
- Coordenação motora e aumento do risco de acidentes;
- Dificuldade em tomar decisões;
- Aumento do risco de diabetes, doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

Faça de suas horas de sono, uma prioridade. Não deixe para dormir apenas depois de ter feito tudo que achava necessário. O mais importante é ter energia e disposição, por isso tenha em seu dia-a-dia a quantidade de horas necessárias para ter uma boa saúde.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas